Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Cultura

Oferta cultural

Imagem do auditório dos Paços da Cultura

Em 2005, concluiu-se a obra do Museu da Chapelaria, um empreendimento emblemático para S. João da Madeira, ou não se tratasse de preservar a memória de uma das actividades com mais história no concelho.

Nesse mesmo ano, concretizou-se a recuperação dos antigos Paços do Concelho, rebaptizados como Paços da Cultura, onde se instalou o Arquivo Histórico da cidade e várias outras “valências”, entre as quais uma galeria de exposições. O auditório, com capacidade para cerca de 200 pessoas, recebe concertos e atuações de vários grupos locais e nacionais.

É aí que decorre anualmente, em Abril, o Festival de Teatro de S. João da Madeira, numa parceria entre a Câmara Municipal e a comunidade educativa, com destaque para o projeto Espaço Aberto, da Escola Serafim Leite. Os Paços da Cultura são também palco do ciclo Musicatos, uma iniciativa da Academia de Música e da autarquia para divulgação de jovens artistas da região.

Em ambos os equipamentos foram disponibilizados auditórios que são pólos importantes, juntamente com a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, da campanha Poesia à Mesa, iniciativa de grande adesão popular que, desde 2003, leva a poesia ao encontro das pessoas, todos os anos, em Março.

Com o objectivo primeiro de fomentar a leitura como mecanismo indispensável de informação, aprendizagem e conhecimento, a Campanha “Poesia à Mesa”, tem vindo a dinamizar várias iniciativas neste âmbito, envolvendo as associações e instituições do concelho.

A requalificação do edifício do antigo Cinema Imperador, concluída em 2012, permitiu transformar esse edificio numa moderna e multifuncional Casa da Criatividade, de características únicas em Portugal, projetada pelo arquitecto Filipe Oliveira Dias.

A Oliva Creative Factory, para além das empresas criativas aí instaladas, alberga outro dos espaços culturais de referência na cidade e na região Norte do país: o Núcleo de Arte, onde é possível apreciar obras de duas colecções extraordinárias: "Norlinda e José Lima" e "Treger/Saint Silvestre". Nessas enormes instalações onde em tempos funcionou a Oliva - gigante da indústria do ferro - encontra-se também uma escola de dança, uma área para eventos cobertos (a Sala dos Fornos) e lojas da área da criatividade..

 Destaques

Informação Institucional»

Museu da Chapelaria»

Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo»

Paços da Cultura»

Academia de Música»


Centro de Arte»

Instituto de Línguas»

 
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira