Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Educação

Associação Internacional das Cidades Educadoras


A adesão de S. João da Madeira à Associação Internacional das Cidades Educadoras foi aprovada pela Assembleia Municipal de 19/12/2006.

Esta é uma Associação sediada na cidade espanhola de Barcelona, regendo-se por órgãos, estatutos próprios e pela “Carta das Cidades Educadoras”. Fazem parte desta “rede” cerca de 300 cidades em todo o mundo.

Todos os municípios assinaram e subscreveram os Princípios da Carta das Cidades. Educadoras - Declaração de Génova de 2004.

A troca de experiências educativas é, pois, o grande objectivo desta Associação. As cidades-membro têm, de igual modo, acesso aos congressos internacionais, onde são debatidas as políticas e práticas educativas de vários países do mundo. Por outro lado, os projectos de cada autarquia estarão disponíveis na página da Rede Internacional na Internet, bem como nos seus boletins informativos.

Visita de estudo internacional de técnicos superiores de educação


A visita/seminário está agendada para 25 a 29 de Janeiro/2010, contando com a participação de 14 técnicos superiores da Educação de diversos países europeus.

São objectivos gerais da iniciativa: Valorizar a aposta da formação profissional nas escolas da cidade; Partilhar experiências, metodologias e práticas de educação/formação; Reflectir sobre os modelos de reconhecimento de certificação e validação de competências, entre profissionais de diferentes países europeus; Através do conhecimento de diferentes práticas europeias, avaliar o trabalho desenvolvido e recolher novas estratégias e novas metodologias.

Transferência de modelos para favorecer a coesão social através de cidades empreendedoras


O projecto pretende gerar uma aliança estratégica entre dois municípios europeus e quatro latino-americanos para favorecer o desenvolvimento e a coesão social e educativa de Pimampiro (Equador), Santa Cruz (Bolívia), Paysandu (Uruguai) e Valparaíso (México).

O projecto terá como base a transferência da experiência e metodologia dos dois municípios europeus, através da criação de acções de empreendedorismo e de cursos profissionais nas escolas no combate ao abandono escolar precoce e trabalho infantil (S. João da Madeira) e na criação de pequenas e médias empresas juvenis alicerçadas num pacto social (Alcorcón).

 
Rede Educativa»

Acção Social Escolar»

Escola Solidária»

Educação Pré-Escolar - Componente de Apoio à Família»

Serviço de Refeições Escolares»

Transportes Escolares»

Projecto Educativo Municipal»

Projectos Internacionais»

Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares»

Oferta Formativa Qualificante»

Carta Educativa»

Área Metropolitana do Porto - Educação»

Perguntas Frequentes»

Links úteis»
 
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira