Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Capital do Calçado

Academia de Design e Calçado (CFPIC)

Logótipo do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado

Contactos:
Devesa Velha Apartado 13
3701-909 S. João da Madeira
Telef. 256 815 060
Fax: 256 815 069
E.mail: cfpic@cfpic.pt
www.cfpic.pt


Um protocolo celebrado em 23 de Dezembro de 1965, entre o Fundo de Desenvolvimento de Mão de Obra, o Grémio Nacional dos Industriais de Calçado e a Federação Nacional do Sindicato dos Operários Sapateiros assinalou o nascimento do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado (CFPIC).

Este Protocolo veio a ser revisto em 7 de Julho de 1981 por acordo entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), tendo o Sindicato dos Operários da Indústria de Calçado, Malas e Afins (SOICAL) vindo a aderir a este acordo em 15 de Fevereiro de 1984.

O primeiro objectivo do CFPIC foi responder com soluções rápidas às principais carências da indústria, em termos de formação profissional.

O CENTRO iniciou a sua actividade em Janeiro de 1966 no antigo Palácio Conde Dias Garcia, em S. João da Madeira, com a primeira acção de formação na área da costura de calçado, tendo posteriormente sido transferido para as instalações da Casa do Toscano, junto à Oliva. Foi neste ano que surgiu o primeiro Curso de Modelação e Corte, sob a orientação do técnico francês Paul Dohmen.

O crescimento verificado na indústria de calçado nos anos 60 resultou na inauguração do Pólo de Oliveira do Douro, em 1967, e do Pólo de Felgueiras em 1972.

O ano de 1973 foi assinalado pela inauguração das actuais instalações, dotadas das necessárias infra-estruturas que permitissem a criação de uma nova classe de operários profissionalmente mais evoluídos, em resposta ao extraordinário desenvolvimento que conheceu a indústria portuguesa de calçado na década de 70.

Foram então desenvolvidos novos cursos nas áreas fabris e nas áreas de manutenção, controlo de qualidade, métodos e tempos, tentando abranger o maior número possível de áreas da indústria de calçado.

A necessidade de levar a formação profissional aos locais onde a indústria mais necessitava levou à criação, na década de 80, de uma série de Pólos: o dos Carvalhos em 1985, o de Guimarães em 1986, o da Benedita em 1986 e em 1990, o de Oliveira de Azeméis. Em 1992 seriam adquiridas 3 unidades móveis para atender à deslocalização das empresas em zonas do pais onde não havia qualquer experiência no fabrico do calçado.

A criação de cursos de Estilistas constituiu a primeira geração de profissionais capazes de desenvolverem as tendências de moda aplicadas ao design de calçado, criando conceitos e uma imagem própria. A utilização das novas tecnologias tornou-se uma realidade na vida das empresas e veio repensar e redefinir as profissões tradicionais, levando à criação em 1988 dos Cursos de Informática e CAD/CAM e em 1989 dos Cursos de Informática de Gestão e de Informática de Secretariado.

A contínua evolução da Indústria de Calçado é a preocupação máxima do CFPIC por forma a adaptar a sua formação às novas estratégias do sector e à promoção dos recursos humanos.

Recentemente, o CFPIC efetuou uma renovação da sua imagem e adotou a designação de Academia de Design e Calçado.

(informações retiradas do site do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado)


 Destaques

Informação institucional»

Capital do Calçado»

Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado»

Centro Tecnológico do Calçado de Portugal»

Sanjotec - Centro Empresarial e Tecnológico»

Oliva Creative Factory»

 
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira