Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Bandeira gigante de Portugal no Complexo Paulo Pinto

2004-09-17

O Complexo Desportivo das Corgas, em S. João da Madeira, recebeu, no dia 11 de Setembro, o nome do saudoso basquetebolista Paulo Pinto. O recinto foi renovado, designadamente com colocação de novo piso. A intervenção foi aproveitada ainda para colocar numa das paredes interiores do recinto aquela que é – provavelmente – a maior bandeira de Portugal no mundo.

A bandeira – com cerca de 17 metros de largura por 12 de altura – encontrava-se na fachada nascente do edifício camarário, desde 10 de Junho, Dia de Portugal. A sua colocação na Câmara inseriu-se na iniciativa “A Cidade no Jardim”, que anualmente junta colectividades e instituições no Jardim Municipal de S. João da Madeira. Foi uma forma de os sanjoanenses se associarem à onda de apoio que rodeou a realização do Euro 2004 em Portugal.

A cerimónia de atribuição do nome de Paulo Pinto renovado complexo desportivo da cidade contou com a presença do presidente do Instituto do Desporto de Portugal, José Manuel Constantino. Na ocasião, foram também distinguidos cerca de 400 campeões sanjoanenses da última época.

22 de Setembro - Dia Europeu Sem Carros

2004-09-16

Os sanjoanenses de todas as idades, mas em particular os mais novos, vão ser convidados a obter a sua “Carta de Condução Sem Carro” no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de Setembro. A “licença” de incentivo à circulação por meios alternativos ao automóvel será atribuída aos participantes no evento que realizem as provas de “código” e “condução sem carro” a realizar na Avenida Dr. Renato Araújo, a principal artéria da cidade, que nessa data se encontrará encerrada ao trânsito, como acontece no Verão, nos últimos domingos de cada mês, com a actividade Domingo Desportivo.

Com a colaboração de diversas instituições, a ideia é sensibilizar os aderentes à iniciativa para a circulação em segurança a pé, de bicicleta, em transportes públicos ou de outras formas alternativas ao automóvel. Além do “documento” comprovativo da habilitação para a “condução” sem carro, os “encartados” recebem ainda um mini-manual de boas práticas para a melhoria da mobilidade na cidade.

O programa do Dia Europeu Sem Carros em S. João da Madeira inclui ainda a apresentação de percursos pedonais, acções de sensibilização ambiental, urbanos, atribuição de diplomas “Cidadão Verde”, promoção da Agenda 21 Local, inquéritos à mobilidade, divulgação de equipamentos de recolha selectiva de resíduos a instalar nas escolas, projecção de filmes sobre ambiente, realização de actividades lúdicas e desportivas de incentivo à utilização de veículos alternativos.

Marcadores de livros com mensagem

2004-09-16

Encontram disponíveis em vários pontos da cidade de S. João da Madeira os marcadores de livros “Família Gira” do mês de Setembro. O tema é o regresso dos mais velhos ao emprego e dos mais novos à escola, tendo por base a promoção dos valores relativos à família.

Com uma banda desenhada – da autoria de uma professora – numa das faces e um texto na outra, os pequenos rectângulos de cartão são uma das formas que a Rede Social de S. João da Madeira encontrou para assinalar o décimo aniversário do Ano Internacional da Família.

Sob o título “Alegria de Retomar o Trabalho/Prazer de Viver a Aprender”, os marcadores de Setembro encontram-se à disposição dos sanjoanenses em casas comerciais da cidade, escolas, jardins de infância, ATL’s, sedes de associações e estabelecimentos de saúde, entre outros. Aí é ainda possível encontrar também marcadores do mês de Agosto, aludindo ao tempo de descontracção em família durante as férias, com o lema “Convívio, Diálogo e Alegria”.

Participe no Piquenique Municipal!

2004-09-07

Os sanjoanenses de todas as idades estão convidados a participar no Piquenique Municipal de S. João da Madeira, marcado para domingo, 12 de Setembro, a partir das 10 horas, no Parque Ferreira de Castro, também conhecido por “Quinta da D. Jane”. Só é preciso levar merenda. No local decorrerá um vasto programa de animação, com dança, música, jogos tradicionais, desporto, “Caça ao Tesouro”, concurso de “hula up”, capoeira, artes marciais e muitas outras.

A deslocação até ao Parque Ferreira de Castro poderá ser efectuada através do autocarro da Junta de Freguesia, das 8h30m às 10h30m, com paragem nos seguintes locais: Orreiro (junto ao Espaço Vida), Parrinho (junto ao Café Estrela Parrinhense), Fontaínhas (junto à EB1), Devesa Velha (junto ao Centro Tecnológico do Calçado) e Casaldelo (junto à Igreja). No regresso, o autocarro percorrerá o mesmo trajecto, entre as 18h e as 19h.

Às 11 horas, haverá uma missa campal, com o apoio da Paróquia. Refira-se também os rastreios de tensão arterial, peso e diabetes, que será realizado no local pelo Centro Médico da Praça. A iniciativa conta ainda com o acompanhamento dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira e dos socorristas da Cruz Vermelha.

Quem pretender obter mais informações sobre este piquenique municipal – uma organização da Câmara e Junta de Freguesia de S. João da Madeira, com o apoio da Rede Social – pode contactar a Divisão de Acção Social da autarquia (telefone 256 200 212).

Complexo desportivo recebe o nome de Paulo Pinto

2004-09-07

O Complexo Desportivo das Corgas recebeu, no sábado, 11 de Setembro, o nome de Paulo Pinto, basquetebolista sanjoanense falecido no início de Março de 2002, durante o jogo entre a sua equipa, o Aveiro Basket, e o Benfica. Realizados que estão vários melhoramentos nesse equipamento, concretiza-se assim uma deliberação tomada por unanimidade pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, em homenagem ao grande atleta e capitão da selecção de basquetebol.

A própria equipa nacional da modalidade participa na cerimónia, com início marcado para as 15 horas, na qual esteve presente o presidente do Instituto do Desporto de Portugal, José Manuel Constantino. Foram ainda distinguidos os campeões sanjoanenses da última época em diferentes modalidades, numa sessão que envolveu perto de 400 atletas, treinadores, dirigentes e professores (este ano contempla-se, pela primeira vez, o desporto escolar).

O programa incluiu também a apresentação do livro “Basquetebol. Modelo de Jogo”, da autoria de Jorge Araújo, treinador durante 35 anos, várias vezes campeão na Liga Profissional e vencedor de outras provas nacionais de basquetebol. Eleito Treinador do Ano em várias ocasiões, distinguiu-se em particular como responsável técnico de basquetebol do F.C. Porto (durante 17 anos) e da Ovarense (3 anos).

Às 17 horas, as atenções voltaram-se para outro equipamento desportivo da cidade: o Pavilhão Polivalente das Travessas, onde se realizou o jogo de qualificação do Campeonato Europeu de Basquetebol entre a selecção portuguesa e a sua congénere da Letónia. Um encontro com entrada gratuita.

Velhas Palavras Novas Leituras

2004-08-10

A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria e as Bibliotecas de S. João da Madeira, Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra estão a levar a cabo, no âmbito do Projecto Bibliotecas Vivas “Velhas Palavras Novas Leituras”, os seguintes projectos:

  • recolha e registo em CD dos contos tradicionais, identificando as várias histórias existentes com os grandes tipos determinados na literatura oral ou popular, de modo a integrá-las num contexto cultural comum;
  • recolha e registo em CD/DVD da poesia popular e melodias da população do Entre Douro e Vouga, bem como das informações histórico-culturais referentes a essa produção literária e musical;

A protecção, recuperação e divulgação do património oral e a promoção do livro e da leitura são os objectivos estratégicos do projecto, através do qual se contribui para dar a conhecer a cultura popular oral e literária da região, preservando e valorizando a memória e identidades locais. Ao mesmo tempo, fortalecem-se os hábitos de leitura nos utilizadores das Bibliotecas e na população em geral.



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira