Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Bandeira Verde da Eco-escola distingue EB 2,3 da cidade

2008-10-07


A escola EB 2,3 de S. João da Madeira é um dos estabelecimentos de ensino do País contemplados com a Bandeira Verde do programa Eco-escola.

Este é um projecto vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97.

Ao receber este galardão, a EB 2,3 sanjoanense vê reconhecido e encorajado o trabalho que desenvolveu em benefício do ambiente no último ano lectivo. Um esforço para ter continuidade, como revela a professora Irene Coelho, destacando a importância da “melhoria da qualidade e educação ambiental” na escola.

A coordenadora do Projecto Eco Escolas na EB 2,3 de S. João da Madeira sublinha o envolvimento da comunidade educativa, “com um empenho mais directo de 18 turmas, de 24 professores, auxiliares da acção educativa e alguns encarregados de educação”. Deixa ainda uma palavra para “a excelente parceria e apoio da Câmara Municipal”.

Irene Coelho afirma que o desenvolvimento do projecto – articulado com a implementação da Agenda 21 local – levou ao “incremento do envolvimento” dos alunos, professores e funcionários na separação resíduos. Contribuiu igualmente para a existência de “mais espaços verdes na escola”, bem como para uma “maior sensibilização para as questões da poupança de água e de energia”.


Auditoria e Plano de Acção

A escola EB 2,3 de S. João da Madeira deu o primeiro passo na concretização deste projecto no início do ano lectivo 2007/2008, com a constituição do Conselho Eco-escola. Deste órgão “fazem parte docentes, discentes e auxiliares de educação, representantes de alunos e representantes dos encarregados de educação”, como explica a coordenadora.

Seguiu-se a realização da Auditoria Ambiental à escola, a partir da qual foi delineado um Plano de Acção pelo Conselho Eco-escola. Foram então postas em prática várias medidas, como a colocação de ecopontos dentro e fora das salas de aulas, a constituição de “brigadas” de inspecção ambiental, a elaboração de um jornal de parede e a criação de uma horta biológica.

Esse conjunto de acções incluiu ainda a elaboração de um eco-código, do qual a professora Irene Coelho destaca uma frase que acabou por constituir um dos slogans do ano lectivo 2007/08 na EB 2,3 de S. João da Madeira: “ Se a tua pegada ecológica queres diminuir, o lixo deves reduzir!”.

Outubro 2008

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira