Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Projecto Educativo Municipal apresentado às escolas

2008-10-13

Um “cabaz” com 30 programas educativos foi apresentado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira aos estabelecimentos de ensino da cidade, no âmbito do Projecto Educativo Municipal, tendo em vista o ano lectivo 2008/2009. Um processo desenvolvido ao longo de reuniões realizadas com responsáveis educativos das diversas escolas.

Estes encontros permitiram dar a conhecer às escolas diversas iniciativas que lhes são destinadas, com base num dossier elaborado pela autarquia, com mais de uma centena de páginas, da qual constam o nome de cada programa proposto, um resumo da mesma, conteúdos pedagógicos, a data prevista de execução e o público-alvo (creche, pré-escolar, 1º ciclo, EB 2/3 e ensino secundário).

Este conjunto de iniciativas apresentado às escolas abrange variadas temáticas, que vão desde a Educação formal, a área social, o desporto, o ambiente ou a cultura.

Diversos programas são já uma tradição na cidade, como sejam o “Carnaval das Escolas”, o “Apoio Psicopedagógico”, a “Decoração das rotundas no Natal”, as “Maletas itinerantes”, o programa Escolar da Agenda 21 Local, os “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” ou “A Minha Cidade Tem História”. Outros vão decorrer pela primeira vez como sejam “Chapéus, Sapatos e Livros: Histórias (Ir)Reais de S. João da Madeira” organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares”, o Workshop de Dança Criativa, da responsabilidade dos Paços da Cultura e o alargamento do programa de ciência experimental junto dos Jardins de Infância da rede pública.

Dado o êxito que os programas “Educação na Estrada” e “Lembrar o Passado” tiveram no ano passado – ano de estreia – a continuidade de ambos está assegurada e constam já do Projecto Educativo Municipal para 2008/2009. No programa “Educação na Estrada”, numa parceria da Câmara com a PSP, pretende-se de uma forma lúdica e pedagógica sensibilizar as crianças para a educação rodoviária; O Museu da Chapelaria levará a cabo o programa “Lembrar o passado”, dividindo-se em três projectos diferentes: “Como viviam os meus avós”, “Como brincavam os meus avós” e “História da Industrialização e História do Chapéu”.

Para conhecer mais sobre cada um dos 30 programas, pode fazê-lo  aqui ou consultar o site da Associação Internacional das Cidades Educadoras em www.edcities.org.

Outubro 2008

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira