Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Poemas invadem a cidade

2010-03-11

A ex-primeira-dama Maria Barroso, a pianista Olga Prats, o apresentador e guionista de TV Luís Filipe Borges, os actores José Wallenstein, Pedro Lamares e Luís Esparteiro são convidados deste ano da Campanha Poesia à Mesa.
 

“O maior poema da cidade”

Exposição organizada pela Associação Cultural Teia dos Sentidos, com inauguração marcada para sexta-feira, 12 de Março, às 21h30, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. Com acompanhamento à guitarra pelo professor Carlos Silva (Grupo Bardos) que apresentará música de poemas. Mostra para ver até 31 de Março.

“Uma mesa de Poesia”

Divido em três partes, este espectáculo pretende dar uma visão genérica da poesia, iniciando com os poetas homenageados nesta campanha Poesia à Mesa, passando depois pela poesia existencialista de autores como Álvaro de Campos e José Régio. Finalizará com poesias humorísticas e contemporâneas. A expressão corporal (dança) e a imagem (fotografias) estarão presentes ao longo da iniciativa, organizada pelo grupo “Amigos do Art 7 <”. Para ver nos Paços da Cultura, no sábado (13 de Março), às 21h30.

Feira do Livro

Num espaço devidamente preparado na Rua Padre Oliveira, na zona pedonal da cidade de S. João da Madeira, estarão presentes as livrarias locais e algumas Editoras, com as novidades editoriais, edições de poesia, etc. Aí decorrerão também actividades de declamação de poesia, tertúlias poéticas e espectáculos musicais, entre outras propostas. Aberta diariamente, de 15 a 21 de Março.

“A Árvore da Poesia”

Uma ideia desenvolvida no âmbito do Projecto Educativo Municipal, cujo resultado prático poderá ser apreciado na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, de 15 a 31 de Março.

Apresentação do livro “Os dois Compadres”

Escrito por Honório Baptista Resende, este título será apresentado numa sessão agendada para a Feira do Livro (zona pedonal da cidade), no dia 16 de Março, às 21 horas, com um momento musical de violino. Oriundo de uma família rural, o autor (ex-professor de Educação musical) espelha as suas raízes na sua poesia.


Tertúlia “Poetas da minha Terra”

No dia 17 de Março, pelas 18 horas, a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira recebe um encontro de poetas sanjoanenses.
(...)

À conversa com… Luís Filipe Borges

Em plena Campanha Poesia à Mesa, a iniciativa “À Conversa Com...” transfere-se da Biblioteca Municipal para a Feira do Livro que estará em funcionamento na Rua Padre Oliveira (zona pedonal). Aí estará o guionista, humorista e actor Luís Filipe Borges, no dia 18 de Março, às 21h30.

“História dos Chapéus” com José Fanha

Ao longo de dois dias, 18 e 19 de Março, o conhecido declamador José Fanha conduz oficinas em que a escrita criativa e a poesia vão estar nas mãos dos alunos do 4º ano de ensino básico. Actividades divididas pelas bibliotecas das escolas do primeiro ciclo de S. João da Madeira.

Convidados especiais nos dias 19 e 20 de Março

A ex-primeira-dama Maria Barroso, a pianista Olga Prats, os actores José Wallenstein, Pedro Lamares e Luís Esparteiro são convidados deste ano da Campanha Poesia à Mesa. São figuras públicas que vão dar voz a muitos poemas nos dias 19 de Março (Peregrinação Poética e Poetry Slam) e 20 de Março (Serão de Poesia).

Poesia na corda na rua e na “ementa” dos restaurantes

Ao longo da Campanha Poesia à Mesa vai haver páginas penduradas em cordas na Praça Luís Ribeiro onde quem quiser pode dar largas à sua própria poesia. E em vários restaurantes há “Ementas Poéticas”, assim como textos declamados pelo poeta José Fanha nos dias 18, 19 e 20 de Março. Esta iniciativa tem o título “À Mesa com Poesia.

Os rostos e as palavras dos poetas em bases de copos, toalhetes...

Nesta edição os seis poetas que homenageados são Ruy Belo, Luísa Ducla Soares, António Gedeão, Teresa Rita Lopes, Arménio Vieira e Inês Lourenço. As suas palavras vão surgir impressas em bases de copos, toalhetes de mesa, aventais, lápis e muitos outros suportes. Os poemas vão, assim, ao encontro das pessoas em lugares tão inesperados como restaurantes, cafés, pastelarias, bares...

Março 2010

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira