Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

IBM e Município de S. João da Madeira sensibilizaram jovens raparigas para as tecnologias

2011-06-29
Foto de grupo do evento EXITE 2011
A IBM Portugal, em parceria com a Área Metropolitana do Porto e a Câmara Municipal de S. João da Madeira, promoveu uma iniciativa destinada a 30 jovens raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, para participarem no EX.I.T.E. (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia).

“Com tecnologia... crescer a empreender” foi o mote da edição de 2011, que decorre no Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira (SANJOTEC). Durante o ano lectivo, as participantes vão continuar a ser acompanhadas no âmbito deste programa.

A realização da 7ª edição do EX.I.T.E. em S. João da Madeira surgiu do reconhecimento da Área Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal de S. João da Madeira a esta iniciativa que a IBM organiza anualmente em várias regiões do mundo, com o objectivo de motivar jovens raparigas para a Ciência, a Matemática e a Engenharia.

Para José Joaquim de Oliveira, Presidente da IBM Portugal, “esta iniciativa reflecte o compromisso firme da Companhia de aumentar a presença de mulheres nas áreas ligadas à Tecnologia e à Ciência e, assim, contribuir para uma sociedade mais equitativa”.

“O facto de estarmos a realizar esta edição em parceria com a Área Metropolitana do Porto e a Câmara Municipal de S. João da Madeira traduz a partilha de vontades e conhecimento entre organizações – pública e privada – mas com uma atitude comum e pró-activa face à responsabilidade social. No ano em que a IBM comemora o seu centenário, a realização do EX.I.T.E com parceiros é motivo de maior satisfação, na medida em que a nossa capacidade de mobilização para atingir um dos propósitos da sustentabilidade: devolver à sociedade o nosso conhecimento e a nossa experiência”, acrescenta.

Para Castro Almeida, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, “as áreas tecnológicas são a vários títulos recomendáveis: além de essenciais ao desenvolvimento económico do país, proporcionam a quem nelas trabalha níveis de empregabilidade e de remuneração acima da média”.

Realçando a “marca de qualidade da IBM”, o autarca considera que “a realização do EX.I.T.E em S. João da Madeira constitui uma notável oportunidade de alargar o número das jovens sanjoanenses que optam por carreiras nas tecnologias e engenharias”. Dessa forma, “a cidade ganhará ainda maior competitividade e condições acrescidas para diversificar a sua indústria, somando os sectores baseados no conhecimento aos sectores tradicionais de actividade”.

Desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo, o EX.I.T.E tem por objectivo mostrar às participantes que através da inovação e tecnologia é possível marcar a diferença e tornar o planeta mais inteligente.

Durante a semana, as 30 participantes, monitorizadas por 30 voluntários, formaram equipas de projecto que trabalharam numa base de interactividade e partilha de conhecimento. As jovens participantes pertencem às Escolas Básica e Secundária Oliveira Júnior, Secundária com 3.º Ciclo João da Silva Correia, Secundária com 3.º Ciclo Serafim Leite e Escola EB 2,3 de S. João da Madeira.

Julho 2011

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira