Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Ministro aponta nova escola secundária da cidade como um exemplo a seguir

2011-09-14
Em declarações aos jornalistas, o Ministro da Educação, Nuno Crato, apontou a nova escola de S. João da Madeira como um «exemplo a seguir»
A construção pela Câmara Municipal de S. João da Madeira da nova Escola Secundária João da Silva Correia é “um exemplo a seguir”, considerou o ministro da Educação, Nuno Crato, durante a cerimónia de inauguração do estabelecimento de ensino.

Resultando de um investimento global de cerca de 6,6 milhões de euros – verba financiada a 70 por cento por fundos europeus –, a nova escola tem por base um projecto de arquitectura elaborado pela autarquia, que lançou o concurso público e acompanhou a obra.

“Era bom que este exemplo se propagasse a outros pontos do País”, disse Nuno Crato, que visitou o equipamento acompanhado pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida.

“Estamos num momento em que temos de poupar e fazer obras que sejam funcionais, que tenham qualidade e não luxos. E nesse aspecto este é um exemplo muito bom”, salientou o Ministro.

Uma das particularidades mais relevantes da escola – onde estudam 650 alunos distribuídos por 28 turmas, do 7º ao 12º ano - consiste no facto de possuir gabinetes que permitem o trabalho individual dos professores.

“Esta escola foi feita com um preço muito abaixo daquilo que é normal nos custos da ‘Parque Escolar’”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Castro Almeida, adiantando que ficaria “muito surpreendido” se a auditoria que o governo decidiu fazer a essa empresa pública não viesse a determinar a sua extinção.

“Temos aqui um bom exemplo de um trabalho que pode ser feito pelos municípios a mais baixo custo, com a mesma ou com mais qualidade”, acrescentou o autarca.

Por seu turno, Margarida Violante, directora da escola, agradeceu a todos os que contribuíram para tornar realidade o novo edifício, prometendo “mais qualidade” por força das renovadas condições de trabalho, mas não deixando de assegurar a “mesma qualidade” que já era uma marca da João da Silva Correia nas suas antigas instalações.

No final da visita à nova escola, foi assinado um contrato-promessa de cedência dessas instalações escolares ao Ministério da Educação, que assume restituir ao Município de S. João da Madeira o valor que este suportou da contrapartida nacional no financiamento da obra (cerca de 976 mil euros).

O documento contempla ainda o pagamento ao Município de um valor mensal de um pouco mais de 13 mil euros pelos serviços de manutenção e conservação, verba que reflecte uma redução de 25 por cento em relação ao que estabelece o contrato-programa assinado entre o estado e a Parque Escolar.

Além dos gabinetes para os docentes, o estabelecimento de ensino é dotado de 20 salas e oito laboratórios, contando ainda com um pavilhão desportivo e com um recinto polidesportivo ao ar livre.

(Com EDV Informação)

Setembro 2011

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira