Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Souto Moura vai projectar piscina para a cidade

Conheça aqui os resultados do concurso público

2011-11-08

Imagem virtual da futura piscina coberta da cidade

Eduardo Souto Moura, distinguido este ano com o maior galardão mundial da arquitectura (prémio Pritzker), é o vencedor do concurso público internacional lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para a elaboração do projecto da nova piscina da cidade.

Ao todo, foram recebidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira 46 propostas, num processo que, além da escolha do vencedor, atribui ainda prémios monetários (entre 5000 e 1500 euros) aos concorrentes colocados entre o 2.º e o 5.º lugar, de acordo com documento disponibilizado no final deste texto.

Na escolha efectuada pesou (95%) a qualidade da solução construtiva e arquitectónica e a eficiência energética projectada, assim como o valor dos honorários (5%). Só depois as propostas foram associadas aos seus projectistas, ficando então a saber-se que a ideia vencedora, no valor de 250 mil euros, tinha a assinatura de Souto Moura.

Vencedor do “Nobel” da arquitectura

Aquele que é um dos nomes maiores da arquitectura portuguesa tem já outros trabalhos realizados para o município sanjoanense: os planos de pormenor do Largo do Souto e da Zona das Corgas e os arranjos exteriores do parque de estacionamento subterrâneo do Mercado Municipal. Vai agora projectar para S. João da Madeira aquela que será a primeira piscina da sua autoria a ser construída.

Souto Moura é um dos arquitectos portugueses mais reconhecidos internacionalmente. O Prémio Pritzker – uma espécie de “Nobel” da Arquitectura – com que foi distinguido este ano nos Estados Unidos coloca-o numa lista restrita onde estão nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Zaha Hadid e o também português Siza Vieira.

Mais barato do que intervir na velha piscina

O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira revelou-se “imensamente satisfeito” com a escolha. “Pela quarta vez nos últimos seis anos, S. João da Madeira irá contar com trabalhos do mais recente ‘nobel’ da arquitectura, o que é verdadeiramente uma aposta na qualidade”, declara Castro Almeida, adiantando: “Mesmo em tempos de austeridade e de contenção não se deve perder de vista o objectivo da qualidade. Pelo contrário”.

Antes de a obra ser concretizada, Souto Moura vai desenvolver a solução que apresentou a concurso e que será futuramente implantada no Complexo Desportivo Paulo Pinto, na zona onde actualmente se localizam os campos de ténis, que serão transferidos para a Zona Desportiva das Travessas.

A nova piscina coberta – um investimento estimado em cerca de 4,5 milhões de euros – substituirá a actual, em funcionamento há cerca de três décadas e que já não tem capacidade de resposta face ao aumento da procura, além de estar ultrapassada ao nível da eficiência energética. Um estudo feito pela Câmara Municipal permitiu concluir que fica mais barato fazer uma nova estrutura do que ampliar e renovar a velha piscina.

Ginásio e “health club”

O edifício idealizado por Souto Moura é formado por dois volumes. O de maiores dimensões acolhe as piscinas, ginásio e “health club”, possibilitando a utilização parcial da cobertura como solário natural. O segundo volume integra os espaços complementares das valências do complexo desportivo, nomeadamente balneários, áreas administrativas e arrumos, sobrepondo-se à área de aparcamento coberto, implantada em cave.

A nível de eficiência energética a solução formalizada preconiza a instalação de sistemas diversos destinados ao controlo optimizado de todas as instalações técnicas do edifício e o recurso a energias renováveis, assim como a implementação de processos de gestão eficiente de água entre outros recursos que consubstanciam um elevado nível de desempenho.

Resultados da análise das propostas»
(Ficheiro .pdf - 115 KB)


Novembro 2011

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira