Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Oliva Creative Factory vai ser alavanca para o desenvolvimento das indústrias criativas

2012-05-30
Sessão de lançamento do projeto Oliva Creative Factory decorreu na antiga zona 2 da metalúrgica Oliva

Presidente da Câmara Municipal destaca que a Oliva Creative Factory «terá boas condições de trabalho para quem quiser transformar a sua criação em negócios que sejam rentáveis, criando riqueza, valor e emprego».

A Oliva Creative Factory «vai ser uma alavanca muito importante para o desenvolvimento das indústrias criativas na região», afirmou o presidente da Câmara de S. João da Madeira. Castro Almeida falava nesta quarta-feira, 30 de maio, no final da sessão de lançamento daquele projeto que ambiciona transformar a antiga metalúrgica Oliva num polo de indústrias criativas.

«S. João da Madeira tem todas as condições para ser uma cidade criativa. Tem dinamismo, ambição e espaços apropriados que não tínhamos até agora», disse o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira em declarações à EDV Informação.

Segundo o autarca, o projeto consolida também um «cluster» que envolve, entre outros, os municípios de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso e Paredes. «É muito importante que aliemos a criatividade às nossas indústrias tradicionais, como o calçado, o têxtil ou o mobiliário», referiu.

Realçando que a Oliva Creative Factory não é apenas para S. João da Madeira, mas sim «um projeto para o País em S. João da Madeira», Castro Almeida salientou que com esta iniciativa da autarquia se cumprem «duas funções em simultâneo: revitalizar a Oliva, que foi uma fábrica de referência; e dar uma oportunidade aos criadores de toda esta região, do Norte, do próprio País, de se instalarem aqui»,

«Este espaço terá boas condições de trabalho para quem quiser transformar a sua criação em negócios que sejam rentáveis, criando riqueza, valor e emprego», acrescentou o Presidente da Câmara de S. João da Madeira.

Transformar a criatividade em negócios

A Oliva Creative Factory é um projeto essencialmente empresarial, mas engloba na dinâmica cultural e no lazer duas componentes muito importantes. Será uma incubadora de empresas das áreas das indústrias criativas.

Instalada no interior da antiga Oliva – uma das maiores e mais inovadoras fábricas da história industrial portuguesa – a Oliva Creative Factory terá como lema «transformar a criatividade em negócios».

Além das empresas, haverá na Oliva Creative Factory uma ala dedicada às artes, a qual contará com uma exposição permanente de arte contemporânea, com exposições temporárias. Está também previsto que aí possa vir a funcionar formação e oficina de restauro, assim como uma escola de dança.

Fundada em 31 de Julho de 1925, sob a liderança do empresário António José Pinto de Oliveira, a Oliva acabou por marcar a vida de várias gerações, afirmando-se como um marco na história económica e social de S. João da Madeira e do País. Aí foram fabricadas, por exemplo, as populares máquinas de costura Oliva.


Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira