Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Mandarim em todas as escolas do 1.º ciclo da cidade a partir do próximo ano

2012-10-11
A emergência da China levou a Câmara a introduzir o ensino de mandarim nos 3º e 4º ano de todas as escolas básicas do concelho: começa já em janeiro de 2013. E será pedido ao Ministério autorização para abrir turmas bilingues português-mandarim do 1º ao 12º ano.


A Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou, no dia 9 de outubro, duas resoluções de grande alcance para o futuro da sua população: a introdução da disciplina de mandarim em todas as escolas de ensino básico do município; e o pedido de autorização ao Ministério da Educação para que num estabelecimento de ensino público da cidade funcionem turmas bilingues português-mandarim, desde o 1º ano de escolaridade até ao 12º ano.

A afirmação da China como grande potência mundial e a deslocação da atividade económica para Oriente são as principais razões que, segundo o presidente da Câmara, Castro Almeida, estão na origem desta decisão: “Para uma terra com tantas empresas exportadoras como S. João da Madeira, as relações com a China nas próximas décadas serão absolutamente vitais. Para se vender para aquele que é já o maior mercado da humanidade, e que continuará a crescer, saber falar a língua dos seus empresários será um fator competitivo muito importante”.

De acordo com a primeira resolução aprovada, a partir de janeiro de 2013 todos os alunos do 3º ano de escolaridade do ensino público de S. João da Madeira irão ter uma disciplina de iniciação ao mandarim. A partir do ano letivo 2013/2014, para além dos alunos do 3º ano começarem a ter aulas de mandarim logo em setembro, todos os do 4º ano irão frequentar um segundo ano de estudo da língua.

A coordenação científica e pedagógica será garantida pela Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Línguas e Culturas. Será também a Universidade de Aveiro a fornecer os professores, maioritariamente chineses. A partir do 5º ano qualquer aluno poderá prosseguir os seus estudos em mandarim no Instituto de Línguas de S. João da Madeira, comparticipando a autarquia os respetivos custos.

“De uma forma geral, as autarquias estão a concluir o ciclo da construção de insfraestruturas – é o caso de S. João da Madeira”, afirma Castro Almeida. “Cabe-nos agora trabalhar para dar às populações, sobretudo aos mais jovens, instrumentos que lhes permitam no futuro trabalhar a alto nível e ser competitivos na economia global”.

Segundo o presidente da Câmara de S. João da Madeira, se dentro de 10/12 anos houver em S. João da Madeira 200 a 300 pessoas que falem fluentemente mandarim, isso conferirá um potencial imenso às suas empresas. “O tempo irá provar a importância do que estamos agora a lançar”, conclui Castro Almeida.



Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira