Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

TECNET: tecnologia, empreendedorismo e inovação

2012-12-26

Cerca de 400 pessoas, 80 empresas e 15 parques tecnológicos reuniram-se na Torre da Oliva.

Cerca de 400 pessoas, 80 empresas e 15 parques de ciência e tecnologia deram corpo à TECNET, evento que decorreu, a 7 e 8 de dezembro, na Torre da Oliva. Organizado pelo Sanjotec, Tecparques e PortusPark, durante dois dias todos os presentes falaram de tecnologia, empreendedorismo e inovação empresarial de forma descontraída, com as gravatas guardadas no «gravatário».

Na sessão de abertura, Castro Almeida arrancou aplausos dos presentes quando deixou um «recado» ao ministro das Finanças Vítor Gaspar para que “não incomode” os empresários, já que serão estes os verdadeiros sustentáculos do “reequilíbrio das contas públicas” e consequente salvação do país.

“Queremos valorizar o empreendedorismo tecnológico e procurar criar condições para que as empresas trabalhem em rede”, referiu o autarca. “Temos de fazer ruturas com o passado senão o país não tem futuro”, disse ainda Castro Almeida, elogiando a realização do TECNET: “O país precisa de eventos como este”. Contudo, não deixou de aconselhar algum cuidado quanto ao conceito de “reindustrializar Portugal”, para que não se cometam os mesmos erros do passado, já que em sua opinião a solução está no justo equilíbrio entre as indústrias tradicionais e as outras de base tecnológica.

Na sessão de abertura intervieram ainda Emídio Gomes, da PortusPark, elogiando o papel das empresas sanjoanenses na estrutura, e António Tavares, da Tecparques, elogiando o papel das câmaras municipais nestes tempos de crise, nomeadamente a de S. João da Madeira.

“Um bom paradigma”

“Uma boa iniciativa para a mudança do paradigma”, frase do secretário de Estado António Almeida Henriques, durante os trabalhos da tarde do primeiro dia, para definir a realização do TECNET – tendo falado com praticamente todos os representantes das 80 empresas presentes na exposição simultânea.
O governante ouviu Castro Almeida garantir que “o empresário tem tapete vermelho na câmara porque é dele que precisamos”. O autarca recordou, por exemplo, que o valor investido pelo Estado na Sanjotec já foi largamente ultrapassado pelo que as empresas aí instaladas pagaram de impostos.

Por seu lado, o secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional falou no programa «Valorizar», recentemente aprovado em Conselho de Ministros, que vai permitir apoiar melhor “micro projetos de empreendedorismo e investimento em territórios de baixa densidade”. E referiu ainda outros programas em curso para o desenvolvimento da economia, como o Cheque Inovação, Impulso Jovem, IVA de Caixa, o fim das garantias bancárias e o compromisso do estado em pagar a 30 dias.

O momento alto do encerramento dos trabalhos do TECNET esteve reservado a Miguel Gonçalves, da Spark. O criativo deixou muitos recados aos presentes e alertou para a necessidade dos empresários terem de arriscar. E deu o exemplo da Spark, a empresa onde está a investir tudo de que dispõe. Não descartando a hipótese do negócio correr mal, contudo Miguel Gonçalves reiterou a necessidade de se correr riscos e repetiu inúmeras vezes uma mesma pergunta: “E se resultar?”.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira