Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Concurso Oliva Rewind Award - CANDIDATURAS ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA

2013-01-02
Imagens da sessão de apresentação do "Oliva Rewind Award"

São cinco categorias para distinguir visões de futuro, partindo da memória da Oliva. Os padrinhos são Souto Moura, Henrique Cayatte, Celestino Alves e Miguel Vieira. Candidate-se até sexta-feira (15 de março) e habilite-se a um prémio de 2.000€ mais um ano gratuito na incubadora da Oliva para desenvolver o seu projecto empresarial. Mais informações no regulamento do concurso (
clique aqui para consultar).

O “Oliva Rewind Award” é o concurso criativo lançado pela Oliva Creative Factory, a incubadora de indústrias que está a nascer em S. João da Madeira. É constituído por cinco categorias que se abrem às áreas mais dinâmicas do empreendedorismo contemporâneo, por um lado, e que vão também interpelar diretamente os principais sectores da indústria instalada na região.

O concurso chama-se “rewind” porque coloca o desafio de partir da memória da velha fábrica da Oliva, a maior empresa metalúrgica que Portugal já teve e que foi muito inovadora no seu tempo. Essa inovação, aliás, teve como traço unificador o design – presente desde as banheiras ou máquinas de costura fabricadas pela Oliva, até às suas surpreendentes campanhas publicitárias, aos filmes que patrocinou ou aos seus concursos de vestidos.

A apresentação pública do “Oliva Rewind Award” decorreu no final de 2012, no auditório da Torre da Oliva, em S. João da Madeira. Esta sessão de lançamento contou com a intervenção dos quatro padrinhos do concurso: o arquiteto Eduardo Souto Moura, o designer Henrique Cayatte, o comunicador Celestino Alves e o estilista sanjoanense Miguel Vieira. Nas suas intervenções falaram da forma como os dias de hoje desafiam a arquitetura, o design, a comunicação e a moda.

"Potencial fortíssimo"

Nesta sessão pública, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira destacou a importância de criar oportunidades para os jovens criarem o seu "próprio emprego". Nesse sentido, Castro Almeida lembrou que a autarquia está a desenvolver "um conjunto de ações para fomentar o empreendedorismo".

Referindo que "o Estado tem um papel a cumprir na dinamização da economia", o autarca salientou investimento do Município sanjoanense no "potencial fortíssimo" do nome Oliva, uma empresa que em diferentes momentos da sua história constituiu "um exemplo inovação e empreendedorismo".

A antiga metalúrgica acabou por fechar as portas, tendo a Câmara decidido adquirir parte das instalações desativadas, para aí desenvolver novos projetos. "Procuramos reinventar a Oliva", afirmou Castro Almeida, sublinhando a aposta que aí está a ser feita na área dos negócios criativos

Fazendo um "agradecimento particular" aos empresários presentes na sessão, o autarca garantiu que S. João da Madeira "vai continuar a ser uma terra de indústria", mas também "de criação de ideias que acrescentam valor". E concluiu: "Vamos ser um contribuinte líquido do Portugal moderno".

Ideias de negócios e de produtos

Quem quiser apresentar propostas ao “Oliva Rewind Award” poderá concorrer a uma de cinco categorias: design de produto/design industrial; design de moda; design de comunicação/multimédia/audiovisual; arquitetura; e artes do espetáculo (esta última categoria é promovida em conjunto pela Oliva Creative Factory e pela Casa da Criatividade, a futura casa de espetáculos do concelho, e terá regras específicas). Em qualquer das categorias a participação é livre e destina-se à comunidade de estudantes, portugueses ou estrangeiros, a recém-licenciados ou simplesmente a profissionais talentosos.

O “Oliva Rewind Award” resultará num conjunto de desafios para procurar ideias de negócios e de produtos. Partindo da memória da Oliva, pretende promover a criatividade e o empreendedorismo de todos os que tiverem capacidade para transformar o seu talento em valor económico. Cada participante poderá inscrever-se em apenas uma das categorias, apresentando “um produto” (que pode ser um protótipo) ou “uma ideia de negócio”.

A “inovação” e o “grau de elaboração”, tal como a “sustentabilidade”, a “responsabilidade social” ou a “segurança”, serão os critérios pelos quais as propostas irão ser avaliadas. No caso das Artes do Espetáculo o “conceito criativo” aparece como primeiro critério.

Nas quatro primeiras categorias mencionadas, os vencedores terão direito a um prémio de dois mil euros e a incubar o seu projeto empresarial na Oliva Creative Factory durante três anos, sendo o primeiro destes gratuito. Na categoria Artes do Espetáculo, ou Artes Performativas, o prémio é de três mil euros e será destinado a financiar a produção do espetáculo, ou da performance, que o júri eleger.

Clique aqui para consultar o regulamento do concurso►

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira