Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Associação de Defesa do Consumidor DECO retira S. João da Madeira da lista da água mais cara

2013-03-28
A DECO assume que errou ao colocar a água de S. João da Madeira como uma das mais caras do país. O pedido de desculpas já chegou à Câmara Municipal.

O preço da água em S. João da Madeira não está entre os mais elevados do País, ao contrário do que difundiu a DECO junto da comunicação social. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor já veio reconhecer, em comunicação enviada por e-mail à Câmara Municipal, que “foi considerado um valor incorreto para a fatura anual, em 2013, do concelho de S. J. da Madeira para o fornecimento de água aos consumidores domésticos”.

O levantamento efetuado pela DECO referia-se a preços apenas de consumo de água, não incluindo saneamento e resíduos sólidos. No entanto, no caso de S. João da Madeira o valor considerado é o que se paga pela água e pelo saneamento. Este erro é assumido pela associação de defesa do consumidor, que admite que, no caso de S. João da Madeira, “o valor considerado para 2013 engloba o custo a pagar pelo saneamento, pelo que não se pode comparar com os restantes concelhos”.

Trata-se de um erro grosseiro que apresenta o preço da água em S. João da Madeira com o dobro do valor que é considerado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
“A singularidade do método de faturação de S.J da Madeira, ao conglomerar a tarifa de água e de saneamento, não foi devidamente considerada”, lê-se na nota enviada pela DECO à Câmara, depois de confrontada pela autarquia com o facto de os dados apresentados sobre o preço da água em S. João da Madeira não estarem corretos, o que originou notícias erradas por parte da comunicação social.

"Pelo sucedido, apresentamos as nossas desculpas e informamos que foram tomadas as devidas previdências para corrigir a situação, nomeadamente destaque no nosso site, alerta junto do nosso call-center para eventuais pedidos de esclarecimento ou dúvida dos consumidores e agendamento de nota corretiva na próxima edição da revista PROTESTE”, escreve a DECO.

Tão ou mais lamentável que o erro já assumido pela DECO é o aproveitamento político oportunista que já foi feito por quem sabia perfeitamente que a informação da DECO era profundamente falsa. Difundir e amplificar informação que se sabe ser falsa é comportamento próprio das pessoas que não têm apego à verdade.

A Câmara Municipal reafirma que o preço da água e saneamento em S. João da Madeira se encontra abaixo da média dos municípios da Área Metropolitana do Porto e do Distrito de Aveiro e que o preço da água em S. João da Madeira aparece posicionado no 101.º lugar a nível nacional, de acordo com a última avaliação realizada pela entidade reguladora.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira