Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Peregrinação Poética: Mercado Municipal «encheu-se» de poesia

2013-04-10
Clique para ampliar
Ator João Reis foi um dos convidados da «Peregrinação» que levou a poesia ao Mercado Municipal

Foram muitos os que marcaram presença na «Peregrinação Poética» da campanha «Poesia à Mesa 2013». este ano, devido ao mau tempo, a inciativa foi até ao Mercado Municipal.  Entre as bancas e algumas lojas abertas, percorreram-se as seis estações, assistindo-se a momentos de declamação pelas vozes dos atores João Reis e Pedro Lamares, do poeta José Fanha e de elementos de diversas associações da cidade.

Alice Vieira, António Nobre, Catarina Nunes de Almeida, Mário Cesariny, Vinicius de Moraes e Ana Luísa Amaral foram os seis poetas homenageados na 11ª edição da «Peregrinação Poética», que, este ano, devido a condições atmosféricas adversas, decorreu no interior do Mercado Municipal de S. João da Madeira, no dia 21 de Março.

Muitos sanjoanenses marcaram presença nesta iniciativa da campanha «Poesia à Mesa» e, entre as bancas e algumas lojas abertas, percorreram as seis estações, assistindo à declamação de alguns dos textos dos autores escolhidos pelas vozes dos atores João Reis e Pedro Lamares, do declamador José Fanha e de elementos de diversas associações da cidade.

A festa começou logo à entrada com os «Ecos Urbanos» transformados em mestres de cerimónia. Em nome de «Nossa Senhora da Poesia», conduziram o grande número de presentes, com muita alegria e música, por todo o Mercado Municipal.

A primeira estação homenageou Alice Vieira. Os alunos da Universidade Aberta, juntamente com João Reis, Pedro Lamares e José Fanha – este último recordou traços da vida amorosa da escritora e jornalista lisboeta e exaltou o “amor dos velhos” –, puseram muita ênfase nos textos que leram.

Seguiu-se António Nobre. Os sanjoanenses ouviram as palavras do escritor portuense da segunda metade do século XIX muito conotado com as correntes ultrarromântica, simbolista, decadentista e saudosista. Além das figuras públicas convidadas, elementos do Grupo Cultural Viva também «emprestaram» as suas vozes aos poemas.

Catarina Nunes de Almeida presente

A poetisa Catarina Nunes de Almeida «inaugurou» a sua própria estação. Membros dos «Ecos Urbanos», João Reis e Pedro Lamares também leram alguns textos da autora lisboeta que em março de 2006 recebeu o Prémio Internacional de Poesia Castello di Duino, em Itália.

Mário Cesariny foi a quarta estação. Os alunos do grupo Espaço Aberto da Escola Secundária Serafim Leite não deixaram seus créditos por mão alheias e «deram voz» aquele que é considerado um dos melhores representantes do surrealismo português.

E o Brasil tomou conta da quinta estação. Para além das vozes dos dois atores e de José Fanha, as palavras do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor Vinicius de Moraes foram cantadas e declamadas pela Associação de Promoção da Juventude (Aproj).

E a «Peregrinação Poética» estava quase a chegar ao fim como indicava a sexta e última estação dedicada a Ana Luísa Amaral. A professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana da Faculdade de Letras da Universidade do Porto fez ouvir a sua voz e assistiu às declamações dos membros do Grupo de Teatro da Escola Oliveira Junior (TOJ).


Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira