Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Casa da Criatividade arranca em Junho

2013-04-26
Clique para ampliar
Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo, ladeado pelo arquiteto Filipe Oliveira Dias e pelo diretor artístico da Casa da Criatividade, Fernando Pinho


Um edifício extraordinário, onde palco e plateia mudam de lugar e as tecnologias mais avançadas estão ao serviço do processo criativo. Tudo isto em S. João da Madeira. A inauguração será no dia 12 de junho, com a Orquestra Gulbenkian. Os bilhetes para os espetáculos programados já podem ser adquiridos nas lojas FNAC, estações dos CTT, Paços da Cultura de S. João da Madeira e online.


A Casa da Criatividade, o novo grande equipamento da área metropolitana do Porto na área dos espetáculos, será inaugurado em S. João da Madeira no próximo dia 12 de junho. Construída a partir de um antigo teatro, o projeto do arquiteto Filipe Oliveira Dias criou no seu interior uma “caixa” fantástica, muito tecnológica, onde as bancadas (com lotação até 550 pessoas) mudam de lugar e disposição e onde o palco sobe e desce e pode mudar do topo para o centro da sala – tudo em menos de uma hora.

“A ‘Casa’ foi desenhada para permitir um processo de criação livre, é um espaço em que quase tudo o que imaginamos pode acontecer”, afirma o seu diretor artístico, Fernando Pinho. “A arquitetura, que resulta de um processo criativo próprio, não interfere neste caso com a nova criação, antes a potencia”.

Fernando Pinho é um produtor de teatro que saltou para a ribalta quando em 2010 produziu em Londres o musical “The Last Five Years” no Silk Street Theatre (ver perfil). O sucesso foi tal que venceu o Deutsch Bank Awards para as artes do espetáculo “pelo caráter empreendedor dos seus projetos”. E, no 10 de junho desse ano, o Presidente da República, Cavaco Silva, convidou-o a integrar um encontro das personalidades portuguesas que mais se têm destacado no estrangeiro.

“O que irá distinguir a ‘Casa’ será a sua capacidade de produção, a sua capacidade de idealizar espetáculos, de os montar e de os lançar em tournée pelo país”, adianta Fernando Pinho. “A ‘Casa’ distingue-se pela sua vontade de produzir. Eu vejo uma obra e penso: Os portugueses iam adorar ver este espetáculo!”, relata o diretor artístico. “Essa é, aliás, uma das razões pelas quais eu acho que, vivendo em Londres, posso ser melhor produtor em Portugal”.

A sua primeira produção será O Despertar da Primavera (“Spring Awakening”, na versão americana que vai ser apresentada), uma das peças mais premiadas da história do teatro, com mais de 60 nomeações e 40 prémios arrecadados, entre os quais oito Tony Awards e um Grammy. Encenada a partir de um texto do final do século XIX, será um teatro com música: as partes faladas respeitarão o texto do século XIX, as partes cantadas usarão a linguagem musical do século XXI. Com um elenco totalmente português, a estreia está marcada para dia 13 de junho, às 21h30 horas, na Casa da Criatividade em S. João da Madeira.

A inauguração do edifício será feita um dia antes, a 12 de junho, e irá contar com uma atuação da Orquestra Gulbenkian, que tocará a abertura da ópera A Flauta Mágica de Mozart, a Sinfonia Concertante para Violino e Viola, também de Mozart, e a 5ª Sinfonia de Beethoven.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira