Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Casa da Criatividade arranca em Junho

26 de abril de 2013
Clique para ampliar
Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo, ladeado pelo arquiteto Filipe Oliveira Dias e pelo diretor artístico da Casa da Criatividade, Fernando Pinho


Um edifício extraordinário, onde palco e plateia mudam de lugar e as tecnologias mais avançadas estão ao serviço do processo criativo. Tudo isto em S. João da Madeira. A inauguração será no dia 12 de junho, com a Orquestra Gulbenkian. Os bilhetes para os espetáculos programados já podem ser adquiridos nas lojas FNAC, estações dos CTT, Paços da Cultura de S. João da Madeira e online.


A Casa da Criatividade, o novo grande equipamento da área metropolitana do Porto na área dos espetáculos, será inaugurado em S. João da Madeira no próximo dia 12 de junho. Construída a partir de um antigo teatro, o projeto do arquiteto Filipe Oliveira Dias criou no seu interior uma “caixa” fantástica, muito tecnológica, onde as bancadas (com lotação até 550 pessoas) mudam de lugar e disposição e onde o palco sobe e desce e pode mudar do topo para o centro da sala – tudo em menos de uma hora.

“A ‘Casa’ foi desenhada para permitir um processo de criação livre, é um espaço em que quase tudo o que imaginamos pode acontecer”, afirma o seu diretor artístico, Fernando Pinho. “A arquitetura, que resulta de um processo criativo próprio, não interfere neste caso com a nova criação, antes a potencia”.

Fernando Pinho é um produtor de teatro que saltou para a ribalta quando em 2010 produziu em Londres o musical “The Last Five Years” no Silk Street Theatre (ver perfil). O sucesso foi tal que venceu o Deutsch Bank Awards para as artes do espetáculo “pelo caráter empreendedor dos seus projetos”. E, no 10 de junho desse ano, o Presidente da República, Cavaco Silva, convidou-o a integrar um encontro das personalidades portuguesas que mais se têm destacado no estrangeiro.

“O que irá distinguir a ‘Casa’ será a sua capacidade de produção, a sua capacidade de idealizar espetáculos, de os montar e de os lançar em tournée pelo país”, adianta Fernando Pinho. “A ‘Casa’ distingue-se pela sua vontade de produzir. Eu vejo uma obra e penso: Os portugueses iam adorar ver este espetáculo!”, relata o diretor artístico. “Essa é, aliás, uma das razões pelas quais eu acho que, vivendo em Londres, posso ser melhor produtor em Portugal”.

A sua primeira produção será O Despertar da Primavera (“Spring Awakening”, na versão americana que vai ser apresentada), uma das peças mais premiadas da história do teatro, com mais de 60 nomeações e 40 prémios arrecadados, entre os quais oito Tony Awards e um Grammy. Encenada a partir de um texto do final do século XIX, será um teatro com música: as partes faladas respeitarão o texto do século XIX, as partes cantadas usarão a linguagem musical do século XXI. Com um elenco totalmente português, a estreia está marcada para dia 13 de junho, às 21h30 horas, na Casa da Criatividade em S. João da Madeira.

A inauguração do edifício será feita um dia antes, a 12 de junho, e irá contar com uma atuação da Orquestra Gulbenkian, que tocará a abertura da ópera A Flauta Mágica de Mozart, a Sinfonia Concertante para Violino e Viola, também de Mozart, e a 5ª Sinfonia de Beethoven.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira