Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Oliva Creative Factory ganha nova coleção de arte de projeção internacional

2013-05-27
Clique para ampliar
Protocolo para cedência de arte bruta ao Município foi assinado nas instalações da Oliva Creatice Factory

As comemorações do 29.º aniversário da Elevação a Cidade incluiram a assinatura de dois importantes protocolos para S. João da Madeira e, em particular, para a Oliva Creative Factory, que ganha uma coleção
de Arte Bruta, além de cursos de formação em restauro da Fundação Ricardo Espirito Santo e Silva.


Nas instalações onde está a nascer a Oliva Creative Factory, foram assinados dois protocolos que vêm valorizar ainda mais este projeto do Município de S. João da Madeira. A cerimónia decorreu no dia 18 de maio, inserida nas comemorações da Elevação a Cidade.

Assim, o primeiro dos documentos a ser rubricado estabelece a cedência ao Município, em regime de comodato, da coleção "Treger/Saint Silvestre", composta por cerca de 600 obras, com destaque para a chamada Arte Bruta. Estes trabalhos – com projeção europeia – poderão ser apreciados no espaço de expositivo da Oliva Creative Factory, quando as instalações abrirem ao público, em articulação com outra importante coleção, de arte contemporânea, já cedida no mesmo regime pelos sanjoanenses José e Norlinda Lima.

“S. João da Madeira tem que se afirmar pela diferença e esta coleção é certamente uma das formas de nos podermos projetar internacionalmente”, afirmou o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, sublinhando que “a Arte Bruta no mundo vai passar por exposições de referência em Lausanne (Suíça), Lille (França) ou S. João da Madeira”.

“A Arte Bruta é feita por pessoas que vivem num mundo paralelo, que têm problemas psiquiátricos e que não se consideram a si mesmos artistas”, explicou António Saint Silvestre, um dos colecionadores que assinou o protocolo com a autarquia sanjoanense. Revelando que este tipo de obras vem sendo cada vez mais valorizado, embora sejam ainda poucos os locais no mundo onde podem ser apreciadas pelo público em geral de uma forma permanente, assinalou que “S. João da Madeira vai ser, na Península Ibérica, o único município onde se pode ver Arte Bruta”

Formação em restauro com empregabilidade

Outro protocolo foi assinado com a Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, tendo em vista o funcionamento, também na Oliva Creative Factory, de cursos de educação e formação na área do restauro, designadamente nas áreas de Pintura Decorativa e de Artes e Ofícios da Madeira, nas especialidades de Marceneiro Embutidor e Marceneiro Entalhador.

“Estes três cursos vão melhorar a qualidade técnica dos jovens que se dedicam a esta área”, disse o Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, realçando que se trata de formação “com empregabilidade”, que vai contribuir para a “melhoria do restauro que é feito a nível nacional”

Luís Ferreira Calado, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, adiantou que a instituição que representa, com atividade centralizada em Lisboa, encara a extensão da sua formação a S. João da Madeira como uma possibilidade criar condições para que os técnicos de restauro consigam ter uma preparação mais adequada, aproveitando a “abertura bastante oportuna e extraordinária da Câmara”.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira