Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory já abriu ao público

2013-10-16
A Oliva Creative Factory resulta da transformação da zona 2 da antiga metalúrgica Oliva

Depois da instalação das empresas, chegou a hora das artes: em S. João da Madeira a incubadora de indústrias criativas abriu a sua segunda face. Uma ala imensa dedicada à arte contemporânea, à dança e ao restauro de obras de arte. A estrela da inauguração no dia 19 foi a Coleção Norlinda e José Lima, organizada por Miguel Amado, o comissário português que já esteve na Tate. Em maio será a vez da Coleção Treger/Saint Silvestre, arte bruta.


A Oliva Creative Factory, a incubadora de indústrias criativas de S. João da Madeira, inaugurou o seu Núcleo de Arte neste sábado, dia 19 de outubro, com a primeira exposição pública da Coleção Norlinda e José de Lima. As mais de mil obras do acervo nunca foram exibidas enquanto tal, cabendo agora ao comissário Miguel Amado organizar esta primeira exposição, que irá exibir ao público cerca de 1/5 do acervo.

Para além desta coleção que ocupa boa parte do piso de baixo da enorme ala da Oliva Creative Factory dedicada às artes, está também patente no piso de cima a exposição Oliva Rewind Fine Arts, comissariada por Victor Costa e formada pelas obras produzidas em workshops e residências artísticas durante os dois anos em que a incubadora esteve em obras: pintura, escultura, instalações, vídeos compõem esta exposição.

Foi o segundo ato de uma abertura que começou no dia 23 de julho, com a apresentação pública das primeiras 11 empresas que se instalaram na sua incubadora, “business center” e galeria comercial – situadas em frente à ala que será inaugurada no dia 19 de outubro.

A Oliva Creative Factory é um dos projetos mais inspiradores do país: uma aposta total nas indústrias criativas, no seu potencial para promover as indústrias tradicionais e as tecnológicas e recriá-las em conjugação com a produção artística, a transformação e a animação urbanas. É um projeto que estimula a criatividade empresarial e artística, procurando que o convívio entre as duas comunidades crie um espaço paralelo que contribua para que essa ligação se faça.

“Apesar da Oliva Creative Factory ser um projeto essencialmente empresarial, tem a aposta nas artes e no seu papel inspirador como um eixo fundamental”, afirma Ricardo Oliveira Figueiredo, presidente da Câmara de S. João da Madeira, a entidade promotora do projeto. “A Coleção Norlinda e José Lima, desde logo, a exposição Oliva Rewind Fine Arts e, a partir de maio, a Coleção de arte bruta Treger/Saint Silvestre irão tornar S. João da Madeira num pólo incontornável de arte contemporânea em Portugal”.

A inauguração do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida. Para além do governante, houve intervenções do Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, do Colecionador José Lima, do diretor artístico no Núcleo de Arte, Victor Costa, e do comissário Miguel Amado.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira