Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Museu da Chapelaria recria a vida pobre e difícil dos “unhas negras”

2015-05-13
Encenação de "O Último Turno" percorre o edifício do Museu, uma antiga fábrica de chapelaria

Espetáculo realiza-se nesta sexta-feira, 15 de maio, às 21h30, com entrada gratuita. Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus em S. João da Madeira, faz parte também do programa das comemorações do 31.º aniversário da Elevação a Cidade.
 
O Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, junta-se à celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) com um conjunto de atividades pedagógico-culturais que visam celebrar o papel social e cultural da instituição. São quatro dias de comemorações (15 a 18 de maio), ao longo dos quais a entrada no Museu é gratuita.
 
“Museus para uma sociedade sustentável” é a temática central definida pelo International Council of Museums (ICOM) para as comemorações desta data em 2015. Pretende-se, dessa forma, chamar a atenção para o papel dos museus na discussão de questões relacionados com a utilização mais eficiente dos recursos do planeta, a cooperação entre países e regiões e o respeito pela diversidade da natureza.
 
O objetivo é desenvolver, através dos museus, uma consciência geral para as consequências da atuação humana sobre o meio em que vivemos e o impacto que os atuais modelos económicos e sociais acarretam para a nível global.
 
“O Último Turno”
 
Um dos destaques das comemorações está agendado já para esta sexta-feira, 15 de maio, às 21h30. Trata-se do espetáculo “O Último Turno”, que assinala a Noite dos Museus. Esta representação tem por base o romance de “Unhas Negras”, do sanjoanense João da Silva Correia, que retratou de forma sublime a classe operária chapeleira no início do século passado.
 
A reconstruir toda esta história estarão atores de diversos grupos de teatro da cidade: “A Bem Dizer”, “Anim'Arte”, “Cultura Viva”, “Serafins”, TEPAS e TOJ. Cabe-lhes recriar algumas das mais emblemáticas cenas de “Unhas Negras”, como é o caso da conversa tida, a altas horas da madrugada, na tasca do Sr. Francisco Neiva, em que se aborda, de forma humorística, a difícil e pobre vida dos operários. Esses e outros episódios serão revividos em diferentes pontos do Museu da Chapelaria, que funciona numa antiga fábrica do setor.
 
Nessa mesma noite, antes do espetáculo “O Último Turno”, o restaurante do Museu propõe uma ementa especial, que inclui Cartolas de Gambas, Cloches de Requeijão, Bacalhau à Moda dos Chapeleiros ou Bifes à Moda dos Unhas Negras. E quem vier com chapéu pode ainda beneficiar de um desconto de 10% (reservas de mesa através do telefone 256 413 193).
 
Feirinha, visitas temáticas e ilustrações com chapéu
 
Ao longo dos dias 16 e 17 de maio (sábado e domingo), o Museu da Chapelaria apresenta uma Feirinha de Eco-design, que pretende dar visibilidade a diversos projetos e produtos amigos do ambiente que promovem a redução, reutilização ou reciclagem de resíduos. Aí estarão presentes diversos projetos criativos, nomeadamente, a Aroma de Cacau, Feltrando, Cara d'Pau e Heart Gallery, entre outros.
 
Durante o fim de semana, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00, haverá ainda visitas temáticas às exposições de longa duração e à exposição temporária “Contributos | 10 anos de Coleção” recentemente inaugurada (agendamento prévio obrigatório através do telefone 256 201 680).
 
Essas visitas temáticas prosseguem na segunda-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, data em que é inaugurada, às 15h00, a exposição “Chapéus há muitos”, constituída por ilustrações de Isabel Machado Guimarães, que fazem parte do livro infantil com o mesmo título da autoria de José Jorge Letria. São 26 trabalhos originais, cada um dedicado a um modelo diferente de chapéu, recorrendo a várias técnicas manuais de pintura, que remetem para um imaginário heterogéneo, divertido e colorido.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira