Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Feira da Ciência regressa em 10.ª edição

2016-01-03
As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental

Evento decorre em janeiro, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, no âmbito fo projeto "Pequenos Cientistas Sanjoanenses".
  
Já é uma tradição da cidade e as escolas já não dispensam: vem aí mais uma edição da “Feira da Ciência”, em 2016 assinalando a 10.ª edição. Esta é uma organização do projeto ‘Pequenos Cientistas Sanjoanenses’ da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sendo resultado do sucesso que o programa tem tido junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho. Cerca de 2000 crianças participarão no evento, através das respetivas turmas, podendo assim interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas.

Esta exposição interativa está marcada para o Museu da Chapelaria, de 11 a 22 de janeiro. As famílias poderão também participar no sábado, dia 16, das 14.00 às 17.00 horas.

E por se tratar da 10.ª edição, a feira será dedicada aos 10 anos de existência do projeto Pequenos Cientistas Sanjoanenses que, como se sabe, é um complemento da área curricular disciplinar do Estudo do Meio. Deste modo, é seu objetivo principal desenvolver programas educativos e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo.

As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental, ajudam o aluno a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e cidadania ativa. O programa é desenvolvido por professores das áreas da Biologia, Geologia, Ciências da natureza, Física e Química, contratados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.

“O programa Pequenos Cientistas Sanjoanenses é um programa pioneiro e inovador que levamos a cabo de forma regular e permanente há já 10 anos”, afirma Ricardo Oliveira Figueiredo. “Com este projeto transmite-se aos jovens o gosto pelas ciências, e isso é algo muito importante quer para o seu sucesso futuro como estudantes, quer para despertar nestes jovens o interesse pelas ciências e engenharias, áreas com forte empregabilidade”. E conclui: “Por conseguinte, não surpreende que as avaliações que anualmente são feitas pelas escolas demonstrem que é um programa de grande valia pedagógica e de elevado potencial estratégico para a comunidade educativa e para os alunos”.

Adicionar comentário


“Gargalhão” decorre de 15 a 18 de novembro
saiba mais
 
S. João da Madeira acolhe simpósio internacional de cinema
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira