Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Campanha Poesia à Mesa prossegue pela cidade

2016-03-12
Os poetas homenageados na edição deste ano: Angélica Freitas, Edmundo Bettencourt, Fiama Hasse Pais Brandão, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, José Fanha e Nuno Moura

No sábado, 12 de março, às 22h00, a Casa da Criatividade recebe “Os Poetas”, espetáculo de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes.
 

 
A 14ª edição da Campanha Poesia à Mesa, evento promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, arrancou na sexta-feira, dia 11 de março, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, com a inauguração da exposição “Mulheres que Partem”, da autoria de Dominika Gorecka (ilustração) e Sandra Guerreiro Dias (poesia). Esta exposição explora a construção de olhares que denunciam uma cultura de violência contra as mulheres na sociedade pós-globalizada, aliando-se à reflexão teórica, a ação artística e performativa.

No dia seguinte, realizou-se o espetáculo “Os Poetas”, na Casa da Criatividade. É um projeto que junta em palco Rodrigo Leão, Gabriel Gomes, Sandra Martins e Viviena Tupikova, tendo como convidado especial o ator Cláudio da Silva que, em 2011, foi galardoado com o Prémio Melhor Ator de Cinema, pela Sociedade Portuguesa de Autores, pelo seu papel em “Filme do Desassossego”, de João Botelho. Mário Cesariny, Herberto Hélder, Adília Lopes, António Ramos Rosa, Al Berto e Luiza Neto Jorge foram os poetas cantados, ditos e musicados ao longo desta noite mágica.

Poesia de encantar

Durante a semana estão agendadas outras iniciativas, como a apresentação do livro “Os Pássaros também se sentam”, da escritora sanjoanense Nanni Pinto. Este momento decorrerá no dia 14 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal, A 15 de março, às 10h00, na sala do Serviço Educativo desse edifício cultural sanjoanense, abre a exposição “Poesia de Encantar”, uma mostra de trabalhos realizados pelas crianças das escolas do concelho, no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

Na quarta-feira, dia 16 de março, pelas 18h00, ainda na Biblioteca Municipal realiza-se a Tertúlia Poética dos Poetas Sanjoanenses. Nesta sessão aberta a todos os interessados, fala-se de poesia e leem-se textos, muitos deles ainda não publicados. Na quinta-feira, dia 17 de março, às 10h30 e 14h30, os Paços da Cultura recebem o espetáculo de poesia performativa “Os Monstros Embalsamados”, de Paulo Condessa, dirigido aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário (sujeito a inscrição).

Poemas percorrem a cidade

A Campanha Poesia à Mesa tem, a cada ano que passa, denotado uma maior adesão, envolvendo a comunidade não apenas na sua condição de espetadora mas também de produtora de conteúdos e mensagens, como é o caso evidente da Peregrinação Poética ou do Serão Poético, dois momentos de destaque do evento, agendados para 18 e 19 de março, com a presença de figuras públicas da área da cultura. Até lá, haverá ainda "Poesia na Corda", na Praça Luís Ribeiro, o escritor e leitor-performer Paulo Condessa, juntamente com grupos locais, levará a poesia a restaurantes, fábricas e escolas da cidade.

Como sempre, há seis poetas homenageados, cujas palavras vão acompanhando o decurso do evento. Este ano, esses autores são Angélica Freitas, Edmundo Bettencourt, Fiama Hasse Pais Brandão, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, José Fanha e Nuno Moura. As imagens estilizadas do seus rostos e alguns pequenos poemas vão estar impressos nos materiais de divulgação associados à Campanha Poesia à Mesa, nomeadamente, nos toalhetes de mesa, bases de copos e chávenas, pacotes de açúcar, sacos de pão, aventais, separadores de livros, lápis,,, que estarão disponíveis em em cafés, restaurantes, padarias e bares da cidade. 

Adicionar comentário


Comissões de proteção de crianças e jovens da região reuniram-se em S. João da Madeira
saiba mais
 
“Gargalhão”: de 15 a 18 de novembro S. João da Madeira foi a capital do humor
saiba mais
 
A relação entre cinema e educação esteve em debate em simpósio internacional na Torre da Oliva
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira