Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Apresentado programa europeu para formação de desempregados em S. João da Madeira

2016-03-18
Jovens acorreram aos Paços da Cultura para se informarem sobre o projeto "European Challenges and Opportunities"
 
Os destinatários serão jovens dos 17 aos 30 anos. A formação abrangerá as áreas do empreendedorismo, criatividade e inovação, a realizar em Portugal, na República Checa e no Reino Unido.
 
Foi apresentado nos Paços da Cultura o projeto “European Challenges and Opportunities (em português, Desafios e Oportunidades Europeias), coordenado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, num consórcio que inclui as entidades sanjoanenses Escola Inglesa e Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, bem como três entidades estrangeiras provenientes de Inglaterra, Escócia e República Checa. O financiamento é assegurado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.

Na abertura da sessão Ricardo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, felicitou os presentes e disse contar com todos para ajudarem “a capturar valor para a nossa região, capturar talentos e transformar isso em valor acrescentado e em lucro para as empresas, de forma a que elas possam investir”. Segundo o edil sanjoanense o norte de Portugal é das regiões economicamente mais dinâmicas da Europa: “Nós exportamos 40% mais do que aquilo que importamos, mas algo está aqui a faltar”. E nesse sentido surge este programa que permitirá “pensar em termos europeus, ou mesmo mundiais”, proporcionando estágios no estrangeiro. “Este programa é extremamente importante para vos dar essas oportunidades, que estou certo que irão agarrar”, frisou Ricardo Figueiredo.

O projeto irá incluir um programa de formação para desempregados, ou à procura do primeiro emprego, para jovens com idade compreendida entre 17 e os 30 anos de idade, formação nas áreas do empreendedorismo, criatividade e inovação, realizadas em Portugal, na República Checa e no Reino Unido (Inglaterra e Escócia). Os jovens participantes terão acesso a workshops, “coaching”, nomeadamente para a criação do próprio emprego e incubação das suas ideias, de forma gratuita, na Sanjotec e na Oliva Creative Factory.

Este programa irá permitir que no estrangeiro “possam ter outras formas de olhar o mundo, e depois trazer esse conhecimento para Portugal”, afirmou. Dirigindo-se aos participantes, o Presidente da Câmara considerou que “é convosco que o norte de Portugal vai avançar”, mostrando-se otimista em relação à balança comercial da região, onde diz exportar-se mais 40%. E os indicadores são ainda mais relevantes no caso concreto de S. João da Madeira: “Exportamos mais 56% do que aquilo que importamos, e esse número está a crescer, o que significa que o desempenho da economia no nosso concelho é muito superior à média nacional, do norte e do Entre Douro e Vouga”.

Para Ricardo Figueiredo, com estes dados, “temos de capturar mais valor acrescentado, temos de pôr mais criatividade e mais inovação nos nossos produtos”, deixando uma mensagem aos jovens presentes na sessão: “Tenham mais confiança em vocês para seguir em frente, pois são dos melhores cérebros que existem na Europa e com um nível de formação extremamente elevado, que podem vencer em qualquer país europeu e aqui”. A este propósito relembrou o ainda recente prémio obtido pelos alunos da Escola Serafim Leite, concluindo com o desejo de que “espero que vocês possam vencer aqui”.

Adicionar comentário


“Gargalhão” decorre de 15 a 18 de novembro
saiba mais
 
S. João da Madeira acolhe simpósio internacional de cinema
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira