Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Um novo olhar sobre uma das grandes coleções de arte privadas do país

2016-05-10
Imagem de promoção da exposição “Paradoxos da Torre de Marfim – A Pintura e o Pictórico na Coleção Norlinda e José Lima”
  
A exposição “Paradoxos da Torre de Marfim - A Pintura e o Pictórico na Coleção Norlinda e José Lima” ​foi inaugurada neste sábado, 14 de maio, no Núcleo de Arte da Oliva, em S. João da Madeira.
  
O Município de S. João da Madeira inaugurou neste sábado, 14 de maio, no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, a exposição “Paradoxos da Torre de Marfim – A Pintura e o Pictórico na Coleção Norlinda e José Lima”, comissariada pelo curador espanhol David Barro, diretor da Fundação Luis Seoane, na Corunha. Uma sessão inserida nas comemorações do 32.º aniversário da Elevação de S. João da Madeira a cidade
 
Esta extraordinária coleção de arte contemporânea foi reunida, desde a década de 80, pelo casal sanjoanense José Lima e Norlinda Lima – empresário de calçado e professora – que cedeu ao Município de S. João da Madeira, em regime de depósito, as mais de mil obras desse acervo, para que possa ser disponibilizado ao público em geral no Núcleo de Arte da Oliva.
 
Apresentando 41 obras de artistas como Fiona Rae, Tobias Lehner, Julião Sarmento e Alexandre Farto, esta exposição reflete um novo olhar sobre essa coleção que é uma referência no panorama do colecionismo privado português. Um acervo impressionante que leva o curador convidado a colocar o próprio conceito de pintura no centro da sua abordagem. Afinal, “a que chamamos pintura hoje?”
 
“São tantos os estilos, as heranças, os artistas e os meios que é complicado definir um estado da questão”, escreve David Barro no catálogo de “Paradoxos da Torre de Marfim – A Pintura e o Pictórico na Coleção Norlinda e José Lima”. Mas o curador aponta uma possível resposta: “Tudo o que se diz e faz em torno da pintura será pintura em si mesmo”, pelo que “a pintura já não é uma técnica, mas sim uma tradição”.
 
O Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, sublinha que “a Coleção Norlinda e José Lima marcou fortemente o arranque do Núcleo de Arte da Oliva, em 2013, fazendo parte da sua própria identidade”. O autarca destaca “a dimensão do acervo, o seu ecletismo e elevada qualidade”, características que possibilitam a realização de múltiplas exposições, cada uma das quais refletindo perspetivas únicas sobre a arte contemporânea.
 
Dirigido pela curadora Raquel Guerra, o Núcleo de Arte da Oliva, inaugurado em 2013, é um espaço cultural do Município de S. João da Madeira, que tem por missão sensibilizar o público para a arte contemporânea e para a expressão artística como fundamento de uma cidade criativa e inovadora, contribuindo para a promoção e desenvolvimento cultural e criativo da região onde se insere.
 
Para além da Coleção “Norlinda e José Lima” – composta por artistas e projetos interdisciplinares onde se cruzam o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia e o vídeo –, o Núcleo de Arte da Oliva acolhe também a Coleção Treger/Saint Silvestre, constituída por núcleos de arte bruta, artes marginais e arte contemporânea e ainda núcleos de vocação etnográfica.
 
 

Adicionar comentário


“Gargalhão”: de 15 a 18 de novembro S. João da Madeira foi a capital do humor
saiba mais
 
A relação entre cinema e educação esteve em debate em simpósio internacional na Torre da Oliva
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira