Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Inauguração da ampliação da Zona Industrial das Travessas e Gala dos Campeões marcaram Dia da Cidade

2016-05-12
Casa da Criatividade lotada de campeões sanjoanenses (créditos da foto: Catarina Adão)
 
S. João da Madeira é cidade desde 1984. Nesta segunda-feira, 16 de Maio, assinalou-se o 32.º aniversário desta efeméride, cujas comemorações se decorrem de 14 a 22 de maio.
 
 
S. João da Madeira foi elevada à categoria de cidade em 1984, completando-se nesta segunda-feira, 16 de Maio, 32 anos sobre essa data. O programa de comemorações deste dia de aniversário ficou marcado pela inauguração da ampliação da Zona Industrial das Travessas, um importante empreendimento municipal que vai atrair mais empresas ao concelho e criar mais emprego. Ao todo, são mais de 77 mil metros quadrados de lotes devidamente preparados para a instalação de insdústrias.
 
Seguidamente foram assinados autos de consignação e relatórios finais de diversas empreitadas que vão iniciar-se na cidade, sendo que o programa do Dia da Cidade culminou, às 21h00, com a Gala dos Campeões Sanjoanenses, na Casa da Criatividade. Aí estiveram mais de 400 representantes de clubes e associações sanjoanenses que consquistaram títulos desportivos na última época, a quem a Câmara Municipal prestou homenagem, assim como, a titulo póstumo, a João Araújo, um "Campeão de Sempre", com uma história de grande sucesso desportivo, em especial no ho´quei em patins.
 
Este dia de comemorações começou logo de manhã, com a abertura da exposição “English Portfolio”, no Instituto de Línguas Helena Nicolau, a que se seguiram dois momentos que assinalaram a concretização de duas das propostas vencedoras da edição de 2015 do Orçamento Participativo Municipal: “Lavandaria e Balneário Social” e “Inform@tica Interger@ções”.
 
Património, Arte, Música e Dança
 
O programa comemorativo do 32.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira começou já na sexta-feira, 13 de maio, com a Caminhada pela Família, promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Núcleo de Ensino Estrela Guia (Rua Padre Oliveira). Seguiu-se a a palestra "Monografia Ilustrada da Praça", nos Paços da Cultura, com a participação de Daniel Neto, estudioso da história local. A organização foi do Rotary Club de S. João da Madeira,

As comemorações prosseguiram no sábado, 14 de maio, com a visita “Paisagens Culturais” (durante a manhã) e a sessão de abertura da mostra “Uilla Sancto Ioanne que dicent de mateira”, às 16h00, no Museu da Chapelaria. Logo após, no Núcleo de Arte da Oliva, foi inaugurada a exposição “Paradoxos da Torre de Marfim – A pintura e o pictórico na Coleção Norlinda e José Lima”, com curadoria de David Barro.
 
A noite de sábado foi preenchida com dois espetáculos: às 21h00, no auditório dos Paços da Cultura, realizou-se um concerto comemorativo pela Banda de Música de S. João da Madeira; às 21h30, a dança contemporânea subiu ao palco da Casa da Criatividade com “Rule of Thirds”, interpretado por um conjunto de quatro bailarinos, entre os quais a sanjoanense São Castro.
 
Concerto de Sofia Escobar
encerra comemorações

 
O programa das comemorações da Elevação de S. João da Madeira a Cidade continua esta terça-feira com a inauguração da exposição “S. João da Madeira – Tradição, Inovação e Criatividade", na Loja Interativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal no Aeroporto Sá Carneiro, terminando no fim de semana com outros momentos altos, como é o caso do espetáculo “O Ultimo Turno”, que se realiza a 21 de maio (sábado), às 22h00, no espaço envolvente ao Museu da Chapelaria.
 
No dia 22 de maio (domingo), decorre durante a manhã p passeio de bicicleta “Pedalar pela AMP”, integrado no evento internacional European Cycling Challenge, que visa incentivar uma mobilidade mais ativa, reduzindo as viagens de carro. A concentração está marcada para as 9h30, na Torre da Oliva.
 
À tarde, às 17h00, a Casa da Criatividade recebe um concerto solidário de Sofia Escobar, promovido pela Organização Não Governamental Projeto Amélia, para recolher fundos que possam ajudar ao tratamento de crianças com cancro. Os bilhetes para este espetáculo, que conta com o apoio da Câmara Municipal da S. João da Madeira, estão à venda exclusivamente na Casa da Criatividade
 
O programa completo das comemorações do 32.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade pode ser consultado, clicando aqui (ficheiro em formato PDF).
 
 

Adicionar comentário


“Gargalhão” decorre de 15 a 18 de novembro
saiba mais
 
S. João da Madeira acolhe simpósio internacional de cinema
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira