Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Inaugurações marcaram o início das comemorações dos 90 anos da Emancipação Concelhia

2016-10-04
Inauguração das instalações da Banda de Música foi um dos momentos do Dia do Município
  
Município foi criado em 11 de outubro de 1926. Efeméride assinalada com vasto programa que se prolonga por um ano.
  
S. João da Madeira celebra este ano o 90.º Aniversário da sua Emancipação Concelhia, concretizada no dia 11 de outubro de 1926. As comemorações prolongam-se no tempo, incluindo eventos específicos e outros que já são marcas da cidade, mas que, de alguma forma, irão abordar a história do Município.

As cerimónias solenes decorreram a 11 de outubro, Feriado Municipal, mas o programa arrancou já no dia 6, na Biblioteca Municipal, com a apresentação do romance “Os Sapatos Vermelhos do Papa”, de Manuel Córrego, pseudónimo literário do advogado de S. João da Madeira, Pereira da Costa.

No dia seguinte, 7 de outubro, foi inaugurada uma exposição de trabalhos realizados em tricô e croché que decoram as árvores no espaço público em frente à Câmara Municipal e ao Tribunal de S. João da Madeira, que resultam de uma ação de integração e ocupação de residentes no lugar do Orreiro. À noite, o grupo de concertinas “Danças Ocultas” e a Orquestra Filarmonia das Beiras subiram ao palco da Casa da Criatividade para interpretarem um inovador espetáculo conjunto, sob o título “Amplitude”.

Estreia de Companhia de Dança Nacional Jovem

No sábado, 7 de outubro, decorreu o Open de Damas, do CCD, no Auditório Municipal. À tarde, pelas 16h00, realizou-se a Cerimónia de Entrega de Diplomas 2016, no Instituto de Línguas Helena Nicolau. Duas horas depois, foi inaugurada a exposição “Figuras, Figurinhas, Figurões. 40 anos de caricatura por António”, na Biblioteca Municipal, com a presença desse grande cartoonista do semanário Expresso.

O programa de 7 de outubro culminou com a apresentação da Companhia de Dança Nacional Jovem, um projeto artístico que integra jovens bailarinos em formação, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos em colaboração com artistas profissionais nacionais e internacionais. A sua sede é na Oliva Creative Factory (OCF), em cuja Sala dos Fornos realizou nesse sábado o seu espetáculo de estreia, com a peça “I Wish I Was a Mole In The Ground", de Mafalda Deville.

Na segunda-feira, 10 de outubro, o destaque foi para a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, numa jornada conjunta do Município com o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga que teve lugar na Oliva Creative Factory. Neste espaço municipal e no âmbito desta iniciativa, realizou-se um concerto dos Bruta, um projeto de Ana Deus e Nicolas Tricot.

Sessão Solene na Casa da Criatividade

O Dia do Município, 11 de Outubro, começou com Missa em memória de Autarcas e Funcionários falecidos, na Igreja Matriz, seguida de romagem aos cemitérios com deposição de coroas de flores nos jazigos e campas de antigos presidentes da Câmara e bombeiros. Seguiu-se o Hastear de Bandeiras, junto à Câmara Municipal, com presença dos Bombeiros Voluntários e da Banda de Música de S. João da Madeira. Logo depois, a exposição “Breve História do Parlamentarismo Português” abriu ao público no 1.º piso do edifício.

Ao meio-dia, foram inauguradas as novas instalações da Banda de Música, retomando-se o programa às 14h30, com uma visita ao Pavilhão da Associação Desportiva Sanjoanense, no âmbito da renovação do piso deste recinto desportivo. Às 15h00, foram inaugurados no Orreiro os balneários de apoio à secção de atletismo dos Serviços Sociais do Município.

Nessa mesma tarde, e numa parceria com a Fundação de Serralves, abriu ao público a Exposição “A minha casa é a tua casa”, no Núcleo de Arte da Oliva. Depois, foi a exposição “Do Ferro à Criatividade” ac ser inaugurada no edifício da Torre da Oliva. Ao final da tarde, disputou-se um jogo de futebol com a participação de glórias sanjoanenses, assinalando a requalificação do Centro de Formação Desportiva. 

A Sessão Solene comemorativa do 90º Aniversário da Emancipação Concelhia realizou-se na Casa da Criatividade, incluindo a assinatura de um acordo de geminação com o Município de Castelo Branco e a entrega da Medalha de Mérito Municipal atribuida a título póstumo a Josias Gil, anterior Presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, distinção que foi recebida pela família.

Fazemos futuro!

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, lembrou grandes momentos da história de S. João da Madeira, realçando o orgulho que os Sanjoanenses têm no seu Concelho, que tem sabido andar "sempre à frente do seu tempo, com os olhos postos no futuro".

O autarca frisou que "a história de S. João da Madeira é a prova de que não se deve ficar à espera de que o futuro venha ao nosso encontro". Antes pelo contrário: "Somos nós que temos de avançar sobre o desconhecido e ir ao encontro do futuro".
 
Para Ricardo Oliveira Figueiredo, "é isso que faz dos Sanjoanenses um povo empreendedor, que escreve a sua própria história, que agarra o seu destino nas próprias mãos". E concluiu: "Todos juntos, estamos a fazer futuro".

Estas cerimónias incluiram atuações da Banda de Música, da Academia de Música e do Coro de Câmara de S. João da Madeira, assim como da Associação de Viola Beiroa de Castelo Branco.

Um ano de comemorações

As comemorações prosseguiram a 12 de outubro, com o 7.º aniversário do Ecocentro Municipal, um equipamento muito importante para o processo de recolha seletiva de resíduos em S. João da Madeira. Para o dia seguinte ficou reservado um encontro intergeracional no Complexo Desportivo Paulo Pinto, uma iniciativa com o sugestivo título: “Avós e Netos com alegria a celebrar o concelho”.

A 14 de outubro, às 21h30, na Casa da Criatividade, decorreu um concerto da Banda de Música de S. João da Madeira, a mais antiga instituição do concelho, espetáculo que abriu o ciclo “Raízes”, que se prolongará por vários meses, com diversas atuações de instituições da cidade.

Esse ciclo será, assim, uma das marcas das comemorações que se prolongam por um ano, e que irão sendo oportunamente divulgadas.

 

Adicionar comentário


Comissões de proteção de crianças e jovens da região reuniram-se em S. João da Madeira
saiba mais
 
“Gargalhão”: de 15 a 18 de novembro S. João da Madeira foi a capital do humor
saiba mais
 
A relação entre cinema e educação esteve em debate em simpósio internacional na Torre da Oliva
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira