Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Reis Magos chegaram a S. João da Madeira

2017-01-05
Celebração dos Reis em S. João da Madeira atraiu multidão
 
Encenação teatral realizou-se na noite de 6 de janeiro. Multidão acompanhou a iniciativa que envolveu escolas, instituições e associações sanjoanenses.
 
No âmbito da sua programação para a quadra natalícia, S. João da Madeira assinala os Reis com três momentos marcantes a pontuar a primeira quinzena de janeiro, refletindo a boa parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e as instituições e associações da cidade.
 
Na noite de 6 de janeiro, Dia de Reis, ruas, praças e largos de S. João da Madeira foram palcos para uma encenação teatral alusiva à data, dividida em cinco estações, nas quais se recriou a tradição cristã dos três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltasar –, que se deslocaram de terras distantes, seguindo a Estrela de Belém, para prestarem homenagem a Jesus, oferecendo-lhe presentes.
 
A primeira cena, designada “Cabana do Velho Simão”, teve lugar na zona da rotunda do Hospital de S. João da Madeira, sendo assegurada pelo Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (TOJ). Daí a “peregrinação” seguiu pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao Largo do Souto, onde se deu o “Encontro dos Três Reis Magos”, pelo grupo de teatro “Serafins”, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite.
 
A multidão que acompanhou o evento prosseguiu pela Avenida Dr. Renato Araújo, subindo depois pela Rua Colégio Castilho até ao Largo Sto. António, para a interpretação de vários quadros inspirados na tradição dos Reis, envolvendo o Coro dos Pequenos Cantores, o grupo “Fugas Poéticas”, a Escola de Dança Ana Luísa Mendonça e o Centro de Cultura e Desporto (CCD) de S. João da Madeira.
 
Rumando a seguir à Praça Luís Ribeiro, o público assistiu, no Elemento Arquitetónico aí situado, ao “Encontro dos Reis Magos com o Rei Herodes”, com a participação dos grupos de teatro “Troupe” e “Serafins”, ambos do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, e “Lua Nova”, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, bem como da Associação Ecos Urbanos e da Academia de Bailado Liliana Leite.
 
A encenação desta “Noite de Reis” em S. João da Madeira culminou com um “Presépio Vivo” na Praça 25 de Abril, em frente à Casa da Criatividade. Esta “estação” final teve como intérpretes a Associação de Promoção da Juventude (APROJ), a Universidade Sénior e a Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP). 
 
Este evento contou ainda com a colaboração da Paróquia, dos Bombeiros e da PSP de S. João da Madeira, bem como da empresa Heliotextil, que cedeu materiais para a composição dos cenários. 
 
Encontro de Trupes e Concerto de Reis
 
A celebração natalícia continuou a 7 de janeiro, com o II Encontro de Trupes de Reis, promovido pela Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, na Casa da Criatividade, com entrada gratuita.
 
Além do grupo organizador, os intervenientes sanjoanenses foram o ATL Gente Miúda, a Associação Cultural e Recreativa “É Bom Viver” e a Banda de Música. A estes juntam-se convidados de outras localidades, nomeadamente de Santa. Maria da Feira e de Espinho. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira apoiaram esta iniciativa.
 
Na noite de 14 de janeiro, também na Casa da Criatividade, realiza-se o Concerto de Reis “Rituais & Paródias”, pelo Coro de Câmara de S. João da Madeira, que se propõe apresentar um espetáculo diferente e arrojado, juntando em palco a música e a dança. Bilhetes entre 4 a 8 euros, à venda na BilheteiraOnline (BOL) e nos locais habituais.
 
 

Adicionar comentário


Comissões de proteção de crianças e jovens da região reuniram-se em S. João da Madeira
saiba mais
 
“Gargalhão”: de 15 a 18 de novembro S. João da Madeira foi a capital do humor
saiba mais
 
A relação entre cinema e educação esteve em debate em simpósio internacional na Torre da Oliva
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira