Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Mais de uma dezena de novas entidades reforçam projeto “Tampinhas Solidárias”

2017-02-16
Clique para ampliar
Relançamento do projeto "Tampinhas Solidárias" aconteceu nas instalações da Cerci
 
Assinatura de protocolo com novos parceiros marcou sessão de relançamento desta iniciativa promovida pela Câmara e Cerci S. João da Madeira.
 
Decorreu no dia 13 de fevereiro o relançamento do projeto “Tampinhas Solidárias”, que está a comemorar o seu 10.º aniversário. Trata-se de uma iniciativa lançada em 2007, no âmbito do processo de implantação da Agenda 21 Local, sendo promovido pela Câmara Municipal e Cerci S. João da Madeira em S. João da Madeira.
 
Este projeto concilia a área ambiental com a área social, na medida em que o valor resultante do encaminhamento para reciclagem das tampinhas de plástico recolhidas é convertido em material ortopédico que é disponibilizado gratuitamente a todos os sanjoanenses que dele necessitam, mediante regulamento próprio.
 
Na globalidade, as seis toneladas de tampinhas de plástico entregues no Sistema Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) - um dos precursores destas campanhas de recolha no nosso país - já permitiram obter três camas articuladas manuais, três colchões tri-partidos, dois colchões anti-escaras com compressor, quatro cadeiras de rodas e um nebulizador. Este material encontra-se no Centro de Recursos sediado nas instalações da Cerci S. João da Madeira, que assegura o seu armazenamento e gestão.
 
Para este projeto, foram criados recipientes próprios de recolha de tampas de plástico e disponibilizados em diversos locais de acesso público no concelho. É realizada a recolha periódica das tampinhas depositados nesses recipientes e no Ecocentro Municipal. Posteriormente, e sempre que as quantidades se justifiquem, é encaminhado para um destino final na Lipor. Este destino atribui anualmente material ortopédico de valor médio de 1000 Euros, por tonelada de tampas entregues para reciclagem.
 
Durante a implementação e desenvolvimento deste projeto têm sido realizadas diversas campanhas de sensibilização para que as tampinhas de plástico sejam depositadas nos recipientes disponibilizados para o efeito. O material ortopédico recebido destina-se ao empréstimo a pessoas residentes em S. João da Madeira que dele necessitem. O empréstimo do material é efetuado pelo período durante o qual os utilizadores comprovadamente necessitem do mesmo, sendo dada preferência a situações de maior carência económica.
 
No âmbito da comemoração do 10.º aniversário das “Tampinhas Solidárias”, a Câmara Municipal e a Cerci S. João da Madeira passaram a contar com novos parceiros, que contribuem para dar um novo impulso para o contínuo crescimento do projeto, sensibilizando os cidadãos, divulgando informação relativa ao projeto e passando a incluir as suas instalações na rede de pontos de recolha de tampas de plástico.
 
Nesse sentido, na sede da Cerci S. João da Madeira, foi assinado nesta terça-feira, 13 de fevereiro, um protocolo formalizando a adesão ao projeto por parte das seguintes entidades: Santa Casa da Misericórdia, agrupamentos de escolas João da Silva Correia, Serafim Leite e Oliveira Júnior, Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, Associação de Jovens Ecos Urbanos, Banco Local de Voluntariado, Junta de Freguesia, PSP, Cruz Vermelha, Rotary Club, Agrupamento de Centros de Saúde e Bombeiros Voluntários.

Adicionar comentário


S. João da Madeira adere à Hora do Planeta - neste sábado, das 20h30 às 21h30
saiba mais
 
Campanha Poesia à Mesa 2017
saiba mais
 
Crianças das escolas sanjoanenses visitam Feira da Ciência no Museu da Chapelaria
saiba mais
 
Quatro prédios de habitação social do Orreiro vão ser requalificados
saiba mais
 
Programa inovador de formação para jovens desempregados
saiba mais
 
Sessão temática: “Hiperatividade: prós e contras da medicação”
saiba mais
 
Hidroginástica abre programa de promoção da atividade física nas piscinas municipais
saiba mais
 
Mais de uma dezena de novas entidades reforçam projeto “Tampinhas Solidárias”
saiba mais
 
A cultura chinesa subiu ao palco da Casa da Criatividade
saiba mais
 
Alteração ao PDM: S. João da Madeira aumenta índice de construção para a indústria
saiba mais
 
Entrega de prémios dos concursos de decoração de rotundas e de montras
saiba mais
 
Carnaval das Escolas deu espetáculo nas avenidas da cidade
saiba mais
 
Museu da Chapelaria participa em projeto internacional de museologia
saiba mais
 
Turismo Industrial deixa marcas na rua junto à Torre da Oliva e Museu da Chapelaria
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira