Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Mercadinho Sustentável foi uma das novidades da Semana da Terra 2017 (C/ VÍDEOS)

2017-04-20
Abertura oficial do evento aconteceu a 21 de abril, em frente à Casa da Criatividade, com entoação de canções por crianças de escolas da cidade e largada de pombos. A Bandeira da Agenda 21 Local foi hasteada na Praça Luís Ribeiro.
 

Começou a 21 de abril a 14.ª edição da Semana da Terra de S. João da Madeira, evento marcado pela realização de diversas atividades comunitárias em benefício da cidade. O envolvimento das associações e instituições sanjoanenses, bem como dos cidadãos em geral, é um dos aspetos centrais do programa que se prolongou até 28 do mesmo mês e incluiu várias dezenas de atividades.
 
Operações de limpeza e de requalificação, exposições, campanhas de sensibilização, palestras, caminhadas, teatro, recolha de alimentos e outros bens, apoio à terceira idade foram atividades que, entre outras, decorreram no âmbito deste evento, com especial incidência nas vertentes ambiental e social.
 
Mesmo antes da abertura oficial da Semana da Terra,  procedeu-se à inauguração da exposição “Da Terra à Indústria”, na Torre da Oliva (18 de abril), e realizou-se a Ação Diversidade no Solo, na Escola João da Silva Correia (20 de abril).
 
No dia 21 de abril, deu-se então o arranque oficial do programa, na Praça 25 de Abril (em frente à Casa da Criatividade), com a entoação de uma canção alusiva à Terra, pelas crianças das escolas dos Condes, do Parrinho e Núcleo Estrela Guia. Foi ainda feita uma largada de Pombos, pelo Centro Columbófilo. Na Praça Luís Ribeiro procedeu-se ao Hastear da Bandeira da Agenda 21 Local.
 
Mercadinho Sustentável
 
 
Novidade da edição deste ano da Semana da Terra foi a realização de um Mercadinho Sustentável, na Praça Luís Ribeiro, no domingo, 23 de abril, entre as 9 e as 13 horas, contando com a participação de produtores da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) e da Cooperativa Agrícola da Feira, S. João da Madeira, Gaia e Espinho, assim como produtores e vendedores do Mercado Municipal, escolas e associações locais, entre outros.
 
Ao longo dessa manhã registaram-se vários momentos de animação, por grupos, escolas e outras instituições da cidade e da região, além dos ateliês “Grinaldas Florais”, pelo Armazém 4,  “Lancheiras Reutilizáveis”, pela Associação de Pais do JI das Travessas, “O Relvinhas”, pelo Turismo Industrial, e “Natureza e Reciclagem”, pela “Doçuras & Travessuras”. Não faltou ainda a “Fazenda dos Animais” e vários outros motivos de interesse para miúdos e graúdos, que aderiram em grande número à iniciativa.

Adicionar comentário


Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo decorre neste sábado, 14 de outubro
saiba mais
 
Alterações de trânsito devido ao Grande Prémio de Atletismo
saiba mais
 
Inscrições para passeio sénior a Fátima decorrem de 16 a 20 de outubro
saiba mais
 
Bolsas para estudantes sanjoanenses no ensino superior: candidaturas de 16 a 27 de outubro 2017
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
S. João da Madeira assinalou Dia Municipal do Bombeiro
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira