Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Museu do Calçado apresenta exposição “Anastasia Radevich. Formas de arte”

2017-04-22
Clique para ampliar
A conceituada designer de calçado bielorrussa Anastasia Radevich está pela primeira vez em Portugal
  
Com abertura ao público neste sábado, 22 de abril, às 17h30, a mostra inaugura ciclo expositivo “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”, em S. João da Madeira.
  
O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, apresentam, em 2017, quatro histórias de sucesso. Sob o tema “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”, são apresentadas histórias reais de jovens designers internacionais, cujo talento e capacidade empreendedora levaram as suas criações pelo mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus.

“Anastasia Radevich. Formas de Arte” é a primeira exposição deste ciclo temático e traz a Portugal, pela primeira vez, o trabalho excecionalmente criativo desta artista-designer, toldado por um mundo de fantasia e distopia onde os sapatos emergem como importantes símbolos totémicos da sociedade atual.

Anastasia Radevich é uma designer de calçado bielorrussa, atualmente a viver no Canadá, e conhecida pela sua larga experiência na área do design de calçado e acessórios, de onde se destaca  seu trabalho no Grupo Aldo, em Montreal, para a Bolongaro Trevor (os fundadores de All Saints), Alexander McQueen e Nicholas Kirkwood. Apoiada pela Fundação de Moda de Montreal, concluíu com distinção a sua formação em Design de Calçado no London College of Fashion, uma das principais faculdades de design do mundo. Foi selecionada pelo art-s-talker para ser destaque no e-Creative: London 2009.

Inauguração da exposição, no dia 22, às 17h30

Esta exposição apresenta o trabalho de Anastasia Radevich ao longo de seis anos, dividindo-se em cinco capítulos: Biofuture, Kinetik, Dreamfall, Lost Civilizations, Alchemy e Terra Incógnita. Cada um destes capítulos conta uma história, a sua, enquanto a coleção captura e recria um vasto conjunto de conceitos e reflexões sobre a sociedade e o mundo em que vivemos.

No conjunto, a exposição representa uma importante viagem de descoberta através do trabalho artesanal da designer, mas evidencia também encontros com pessoas, longas noites em bibliotecas, experiências em laboratórios e diálogos intermináveis com o caderno de esboços.  A componente intelectual do seu trabalho é combinada com uma grande criatividade e intensa mão-de-obra, de que resultam peças únicas que combinam harmonia e sofisticação.

“Uma sensação de liberdade e inspiração é parte essencial do processo. A criatividade é habitualmente colhida da natureza, do mundo que nos rodeia e das profundezas da imaginação. Alguns temas atraíram a minha atenção pela aura de mistério (Alchemy), outros foram induzidos pela experiência direta (Kinetik). Abrir portas ao desconhecido através da criação de sapatos é apenas uma das formas de compreender o universo”, diz Anastasia a propósito do seu trabalho criativo.

“Num conto de fadas. Da cabeça aos pés”

“Num Conto de Fadas. Da Cabeça aos Pés” intitula a programação expositiva do Museu do Calçado e do Museu da Chapelaria para 2017, em S. João da madeira, que acolherá ao longo do ano consagrados artistas-designers internacionais. O objetivo deste ciclo é o de colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultura e económica na região, apresentando dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais.

 
EXPOSIÇÃO “ANASTASIA RADEVICH. FORMAS DE ARTE”
Até 30 de Setembro

HORÁRIO
Terça-feira a sexta-feira: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 18h00
Sábado: 10h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00
Domingos e Feriados: 10h30 - 12h30 | 14h30 - 18h00
Segunda-feira: Encerrado

MUSEU DO CALÇADO
Rua Oliveira Júnior, nº 591, 3700-204 S. João da Madeira
Website: www.museu-do-calçado.pt

 

Adicionar comentário


Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo decorre neste sábado, 14 de outubro
saiba mais
 
Alterações de trânsito devido ao Grande Prémio de Atletismo
saiba mais
 
Inscrições para passeio sénior a Fátima decorrem de 16 a 20 de outubro
saiba mais
 
Bolsas para estudantes sanjoanenses no ensino superior: candidaturas de 16 a 27 de outubro 2017
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
S. João da Madeira assinalou Dia Municipal do Bombeiro
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira