Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

TECNET cresceu e internacionalizou-se

2017-06-08
Evento registou a maior participação de sempre
Nos dias 1, 2 e 3 de junho, S. João da Madeira foi palco da terceira edição de um evento tecnológico único. Um grande sucesso, que reforçou todo o prestígio conquistado pelas duas edições anteriores. 
     

Todos os parques de ciência e tecnologia portugueses e vários espanhóis estiveram presentes na terceira edição do TECNET, que decorreu no início de junho no edifício da Torre da Oliva, em S. João da Madeira. Mais de 150 expositores – a maioria dos quais empresas –, perto de 1500 participantes e cerca de uma centena de oradores são outros números que revelam bem a dimensão que o evento promovido pela Sanjotec já alcançou.

Grande novidade do programa deste ano foi a realização, no primeiro dia do evento, do XI Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia, facto que permitiu ao TECNET internacionalizar-se e atingir uma escala maior, afirmando-se como um espaço de partilha de conhecimento entre Portugal e Espanha.

“Através da Sanjotec e em articulação com a Tecparques, presidida por Maria do Céu Albuquerque, e com o envolvimento da Associação de Parques de Ciência e Tecnologia de Espanha, presidida por Felipe Romera, conseguimos fazer com que este evento tivesse uma dimensão ibérica, o que faz todo o sentido, porque assim conseguimos realmente uma massa crítica que é importante no plano europeu”, realçou o Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, na sessão de encerramento do certame.
 
Partilhar conhecimento
 
“Se no 1.º TECNET o pano de fundo era o financiamento e no 2.º os planos de negócio, nesta terceira edição esteve em especial destaque a disseminação do conhecimento em rede”, afirmou o autarca, destacando ainda um outro tema transversal a muitas das apresentações efetuadas e às questões colocadas pelos participantes: o “exit”. Ou seja: como é que os empreendedores que criam startups vão sair mais à frente, quando pretenderam lançar outro projeto.

No fundo, para além de se preocuparem com o mercado, de terem de fazer planos de negócio, de criarem uma equipa para concretizarem o seu projeto, e muitos outros aspetos, os empreendedores têm também de pensar como um dia vão sair do negócio.

“Parece-me extremamente importante no desenho da empresa, na forma como o empreendedor vai para o projeto, perspetivar desde logo que haverá um momento em que poderá sair desse mesmo negócio para voltar a semear outro”, sustentou Ricardo Figueiredo, recorrendo a uma analogia para reforçar a ideia: “Para fazer uma nova sementeira é preciso fazer a colheita anterior, é preciso preparar o campo para voltar a semear”.
 
Parabéns aos “tecnautas”
 
No balanço do 3.º TECNET, o Presidente da Câmara atribui ainda uma especial ênfase à “excelente resposta” das empresas da incubadora da Oliva Creative Factory, que fazem parte do universo Sanjotec. “Desafiamo-las a participarem ativamente na organização desta edição do evento e o resultado foi brilhante: com o mesmo investimento tivemos ainda mais retorno”. Mas nada disso teria sido possível sem o grande envolvimento dos cerca de 1500 inscritos no evento – a maior adesão das três edições.

Ricardo Figueiredo não tem dúvidas: “Os tecnautas são os grandes responsáveis pelo sucesso do evento. E assim será também na próxima edição, em 2019. Aqui os esperamos de novo daqui a dois anos, para nos ajudarem de novo e a construir futuro”.
 
 

Adicionar comentário


Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo decorre neste sábado, 14 de outubro
saiba mais
 
Alterações de trânsito devido ao Grande Prémio de Atletismo
saiba mais
 
Inscrições para passeio sénior a Fátima decorrem de 16 a 20 de outubro
saiba mais
 
Bolsas para estudantes sanjoanenses no ensino superior: candidaturas de 16 a 27 de outubro 2017
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
S. João da Madeira assinalou Dia Municipal do Bombeiro
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira