Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Saiba o que os Museus da Chapelaria e do Calçado lhe oferecem em julho

2017-07-07
Museus de S. João da Madeira ligados à indústria têm muito para oferecer

O Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado apresentam um programa bem cheio para o início deste Verão.
 
O “Culturando por aí” já começou em junho, mas vai continuar este mês, até ao dia 14, com parceria entre os dois museus, a Casa da Criatividade e os Paços da Cultura. Consiste num programa que ocorre em todas as férias letivas e está aí, mais uma vez, para as Férias de Verão. Com oficinas de trabalho, visitas a alguns locais, jogos e muito mais, o objetivo deste projeto é incentivar as crianças a desenvolverem soluções criativas para os desafios que lhes são colocados. Para além disto, os alunos vão poder acampar no Museu da Chapelaria na noite de 14 para 15 de julho. Para mais informações pode contactar o Serviço Educativo do Museu através do 256 201 680/2.

O primeiro dia do mês contou o programa “Famílias no Museu” no Museu da Chapelaria, que decorreu entre as 11h e as 15h, onde as crianças entre os 6 e os 10 anos puderam criar os seus próprios chapéus para se protegerem do sol, que é garantido este verão.

Também com início no primeiro dia do mês de julho e com duração até ao dia 31 do mesmo, surgiram 4 diferentes projetos. No Museu da Chapelaria, aborda-se a temática de recordar o chapéu e a sua importância na comunidade sanjoanense. “Chapéus pela Rua Fora” e “Ainda Sou Do Tempo…Do Chapéu” são os nomes dados às atividades que vão ser realizadas nestes dias. O objetivo é levar esta ideia aos mais idosos e realizar dinâmicas com eles. O primeiro está mais relacionado com o acompanhamento, com o contar histórias e com a partilha, enquanto que o segundo tem um objetivo mais lúdico e descontraído, propiciando um ambiente de convívio entre os mais velhos. Já no Museu do Calçado, fala-se sobre História e Dança. Numa Oficina Criativa que convida a perguntar: “Dá-me A Honra Desta Dança?”, os participantes vão poder experimentar diferentes tipos de dança de diferentes épocas, assim como charleston, can-can, valsa ou rock n´rol. Para completar a viagem pelo passado, o Museu do Calçado oferece mais uma Visita Temática denominada “Histórias De Uma Passadeira Vermelha”, onde vai ser possível ver vários tipos de sapatos e conhecer as histórias que têm para contar.

As quartas-feiras estão também já marcadas nesta agenda cultural, no Museu da Chapelaria. Todas as semanas vai ser possível visitar as oficinas e as exposições presentes no museu, com um tema diferente. No dia 5 de julho o tema foi “O mundo mágico dos chapéus”, no dia 12 é a vez de “Os atores somos nós” e ainda vai haver uma oficina chamada “Chapéu de Zorro” que promete muita diversão. Dia 19, é realizada a pergunta “Sabes como se faz um chapéu?” e espera-se que os participantes saiam de lá a saber a resposta, e, por fim, na última quarta-feira, dia 26 de julho, o tema é “A Péu Mostra…” e no fim pode-se contar com uma “Caça aos Chapéus”. Esta programação está disponível no site do Museu da Chapelaria e para participar nas atividades é necessário realizar uma marcação prévia (para aceder ao site do Museu da Chapelaria, clique aqui).

Continuando para além do mês de julho e até ao fim de setembro, os dois Museus apresentam exposições que estão a dar que falar. No Museu da Chapelaria, a exposição “Tocados por Pablo y Mayaya” apresenta alguns chapéus da marca “Pablo y Mayaya” dos chapeleiros Pablo Merino e Mayaya Cebrién. Unindo aquilo que é tradição ao moderno, os criadores da marca garantiram que estes chapéus continham uma parte de si. Mais informações podem ser encontradas no site do museu, clicando aqui. O Museu do Calçado apresenta também uma exposição até ao fim de setembro. “Anastasia Radevich. Formas de arte” apresenta o trabalho de uma designer de calçado bielorussa que coloca nos sapatos toda a sua criatividade, tornando-os diferentes, únicos e especiais.
Para além de todas estas atividades, o Museu da Chapelaria oferece ainda a possibilidade de visitar os seus núcleos expositivos permanentes de António José de Oliveira Júnior e de Vieira Araújo.
 
Nota: Este texto foi elaborado por Rute Santos, estudante de “Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia”, no âmbito do serviço ao município previsto no regulamento de atribuição de bolsas da Câmara de S. João da Madeira.

Adicionar comentário


“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
S. João da Madeira assinalou Dia Municipal do Bombeiro
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
Praça cheia com “Gin and Street Food Sessions”
saiba mais
 
Cuidados a ter com temperaturas altas
saiba mais
 
Recrutamento para inquérito do INE sobre Mobilidade nas Áreas Metropolitanas
saiba mais
 
Casa da Criatividade: dança marca programação até final de julho
saiba mais
 
Saiba o que os Museus da Chapelaria e do Calçado lhe oferecem em julho
saiba mais
 
Ala dos Namorados cantou com os coros da cidade (C/ VÍDEO)
saiba mais
 
Festas da Cidade: Marchas deram o mote e Agir encerrou cinco dias em cheio (C/ VÍDEOS)
saiba mais
 
Museu do Calçado e coleções do Núcleo de Arte da Oliva distinguidos a nível nacional
saiba mais
 
“A Cidade no Jardim”: tasquinhas, stands de exposição e espetáculos atrairam milhares de pessoas
saiba mais
 
TECNET cresceu e internacionalizou-se
saiba mais
 
Dia Mundial da Criança celebrado com desporto e muita animação (C/ VÌDEO)
saiba mais
 
Vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães e de gatos
saiba mais
 
S. João da Madeira coroou novos campeões nacionais de boccia sénior (C/ VÍDEO)
saiba mais
 
Mais de 5.000 pessoas assistiram a peças do Festival de Teatro 2017 (C/ VÍDEO)
saiba mais
 
Castelos, palácios, máquinas e engenhos “projetados” na Arte Bruta (C/ VÍDEO)
saiba mais
 
Museu do Calçado apresenta exposição “Anastasia Radevich. Formas de arte”
saiba mais
 
Exposição sobre a Cartonagem Trindade na Oliva Creative Factory (C/ VÍDEO)
saiba mais
 
Núcleo de Arte da Oliva expõe "Os animais que ao longe parecem moscas" (C/VÍDEO)
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira