Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

S. João da Madeira Notícias

Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira

2017-10-13
Momento da inauguração das exposições de Maor Zabar e Kobi Levi
 
No fim-de-semana de 14 e 15 de outubro, em S. João da Madeira, o design de chapéus e sapatos esteve em especial destaque com a presença de conceituados criadores israelitas, que realizaram uma masterclass, participaram numa mesa redonda e inauguraram exposições do seu trabalho no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.
 
O Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, inauguraram no dia 15 de outubro, as exposições temporárias dos conceituados designers israelitas Maor Zabar (chapéus) e Kobi Levi (sapatos). Os artistas estiveram em S. João da Madeira para um conjunto de iniciativas, entre as quais uma masterclass para alunos da Academia de Design e Calçado, uma mesa-redonda e a inauguração das respetivas exposições, que têm como Mecenas a Embaixada de Israel em Portugal.

Estas iniciativas integram-se no ciclo “Num Conto de Fadas. Da Cabeça aos Pés”, programação expositiva do Museu do Calçado e do Museu da Chapelaria para o ano de 2017, que acolheu consagrados artistas-designers internacionais. O objetivo deste ciclo é o de colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultural e económica na região, apresentando dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais.
 
Dirigida exclusivamente a alunos dos cursos tecnológicos de design, design de moda e design de calçado, decorreu a 13 de outubro uma masterclass em que os dois designers apresentaram algumas das técnicas de fabrico por si usadas na criação dos seus modelos de chapéus e sapatos. 
 
No dia 14, participaram também na última mesa-redonda do ciclo "Moda Indústria. Moda Arte", em que foi abordada a  temática da moda, quer enquanto sector industrial, quer enquanto expressão artística, sendo que os designers apresentaram o seu processo criativo, o seu percurso profissional e as suas experiências no mercado internacional da moda.

Já no dia seguinte, os designers israelitas estiveram na inauguração das respetivas exposições (ambas patentes até 31 de março de 2018), assim como o Encarregado de Negócios, Conselheiro Raslan Abu Rukun, em representação oficial da Embaixada de Israel.
 
Assim, no Museu da Chapelaria são mostrados chapéus de Maor Zabar, que se destacam pela “originalidade e excentricidade e que tomam por principal fonte de inspiração a sua história de vida e experiência pessoal enquanto estilista de moda e designer de figurinos para o teatro”.
 
Intitulada “Por favor, não coma os chapéus do Maor Zabar”, a exposição apresenta criações de várias das suas coleções, dedicadas a temas como os insetos, flores, comida, brinquedos ou contos populares, cada uma das quais assumindo “estilos e facetas amplas que vão do realismo à paródia”. Cada chapéu e cobertura de cabeça, feita em feltro, linho natural ou delicadas sedas, “é cuidadosamente trabalhado, costurado e artisticamente pintado à mão para dar origem ao que Maor Zabar chama de ‘Criação Perfeita’”.

No Museu do Calçado, abriu ao público a exposição “Os assombrosos sapatos de Kobi Levi”, com sapatos deste original designer de calçado de Tel Aviv (Israel), cujas criações “chamaram a atenção de muitos (e famosos) amantes de calçado”, entre as quais Lady Gaga, uma das primeiras celebridades a usar as suas criações. As peças de Kobi Levi “são únicas, artísticas e inovadoras e desafiam as definições tradicionais de design, arte e moda”. Segundo o próprio, os seus sapatos “são glamourosos, mas com sentido de humor”.
 
Horários Museu do Calçado e Museu da Chapelaria:
Terça-feira a sexta-feira: 09h00 - 12h30 |14h00 - 18h00
Sábado: 10h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00
Domingos e Feriados: 10h30 - 12h30 |14h30 - 18h00
Segunda-feira: Encerrados
 

 
 

Adicionar comentário


Comissões de proteção de crianças e jovens da região reuniram-se em S. João da Madeira
saiba mais
 
“Gargalhão”: de 15 a 18 de novembro S. João da Madeira foi a capital do humor
saiba mais
 
A relação entre cinema e educação esteve em debate em simpósio internacional na Torre da Oliva
saiba mais
 
Município vai ter plano de inclusão social de cidadãos sem abrigo
saiba mais
 
Câmara vai elaborar código de conduta
saiba mais
 
Conceituado fotógrafo britânico capta imagens nas fábricas do Turismo Industrial
saiba mais
 
Projeto Rios apresentado a professores e instituições da cidade
saiba mais
 
Festival vegetariano citadino e descomplexado atraiu muito público à Oliva Creative Factory
saiba mais
 
Designers israelitas de chapéus e sapatos mostram o seu trabalho criativo em S. João da Madeira
saiba mais
 
Grande prémio de atletismo com cerca de 800 participantes
saiba mais
 
Arte africana para ver no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory
saiba mais
 
“Limiar da Vida”: nova exposição da Coleção Norlinda e José Lima
saiba mais
 
Boa música, muita diversão e convívio na segunda edição do "Toca a Falar"
saiba mais
 
 


+ notícias
Separador horizontal
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira