Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Rosa Lobato Faria na campanha "Poesia à Mesa"

2006-03-21
A voz de Rosa Lobato Faria vai fazer-se ouvir na “Peregrinação da Poesia” que marca o programa da campanha “Poesia à Mesa”, na próxima sexta-feira, a partir das 22h30. A essa hora, a actriz junta-se a outros actores/declamadores (entre eles Esmeralda Veloso, José Fanha, Jorge Castro e José Farinha) para percorrer os bares da zona pedonal de S. João da Madeira, “servindo” textos dos autores homenageados na edição deste ano do evento: Albano Martins, Eduardo Pitta, Francisco José Viegas, José Jorge Letria, Manoel de Barros e Teresa Horta. Uma “ementa” poética que se inicia um pouco mais cedo – à hora do jantar – em restaurantes da mesma zona da cidade.
Os actores/declamadores que participam na edição deste ano da campanha têm colaborado em workshops que cobrem praticamente todos os grupos etários: “A Poesia Vai à Escola” (para as crianças); “Poesia da Memória” (para a terceira idade) e uma Oficina de Poesia (para todos os interessados). No caso dos mais novos, eles vão mostrar os seus dotes nos Paços da Cultura, numa sessão marcada para as 10h30 de sábado (25 de Março).


No sábado, a poesia junta jornalista, maestro e poeta

O programa de sábado começa logo pelas 8 horas da manhã, com um “Pequeno-Almoço com Versos”, no Hotel A. S., no centro da cidade. À noite, pelas 21h30, é inaugurada a exposição “Retratos de Poesia”, de Francisco Simões, na Galeria de Exposições Paços da Cultura. No auditório deste mesmo espaço cultural sanjoanense, às 22 horas, a mesa-redonda “Hoje Há Poesia” junta o jornalista Nicolau Santos, o maestro João Balula Cid e o poeta José Fanha, num encontro que une a palavra e a música.

Até ao início de Abril, a campanha “Poesia à Mesa” oferece um programa repleto de iniciativas que visam a promoção da poesia: exposições, mesas redondas, workshops, declamação... Mais uma vez, a ideia é mostrar que a poesia pode ser encenada, cantada, recitada, servida à mesa ou levada para casa.

Impressos em suportes como bases de copos, toalhetes e aventais, os desenhos dos rostos dos autores Albano Martins, Eduardo Pitta, Francisco José Viegas, José Jorge Letria, Manoel de Barros e Teresa Horta., assim como versos de poemas seus, são presença visível em numerosos estabelecimentos da cidade ligados à restauração, numa iniciativa associada às comemorações do Dia Mundial da Poesia (21 de Março).

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira