Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Poemas ao encontro das pessoas

2007-03-14
O município de S. João da Madeira associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Mundial da Poesia, com a quinta edição campanha "Poesia à Mesa”, que tem os seus momentos altos entre 21 e 25 de Março. A ideia que está na base desta iniciativa é a de levar as palavras de grandes poetas da Língua Portuguesa ao encontro das pessoas em lugares tão inesperados como restaurantes, cafés, pastelarias, bares ou mesmo ruas, num programa complementado por actividades em espaços culturais como a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura.

Este ano, há bases de copos, toalhetes, aventais e muitos outros suportes "promocionais" que mostram os rostos e os poemas de Florbela Espanca, Mário de Sá Carneiro, Miguel Torga, Ana Hatherly, Maria Alberta Menéres e José Craveirinha. Dedicada a este último autor, abre já esta sexta-feira uma exposição para ver até 16 de Abril. Vai estar patente na Biblioteca Municipal, cujos serviços se alargam até à Praça Luís Ribeiro, entre 21 e 25 de Março, noutra das actividades da campanha “Poesia à Mesa” (“A Biblioteca vai à Praça”).

No mesmo período, decorrem outras três propostas: a “Poesia na Corda”, com painéis e cordas nas ruas do centro da cidade para os transeuntes escreverem e pendurarem poemas no “estendal”; “Poesia Ambulante”, com potes de rifas com poemas, alguns premiados com livros, em cafés e quiosques da zona industrial das Travessas; “Chá das Cinco”, em cafés da zona pedonal, com base no livro de Ana Hatherly.

“Orpheu e Eurydice” é uma exposição para ver na galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira. A inauguração está marcada para as 21h15 de 21 de Março (Dia Mundial da Poesia). Meia hora depois, no auditório do mesmo edifício, realiza-se a sessão “Os Poemas da Minha Vida”.

A 22 de Março, pelas 21h30, é apresentado, na Biblioteca Municipal, o livro “Uma Devastação Inteligente”, de Sara Costa, vencedora do Prémio Literário João da Silva Correia. A 23 de Março, às 22 horas, realiza-se a “Peregrinação Poética”, com declamação de poesia e animação nos bares da zona pedonal.

A 23 e 24 de Março, vários restaurantes da zona pedonal da cidade “servem” poesia, seja disponibilizando materiais promocionais da campanha “Poesia À Mesa”, seja apresentando sessões de declamação.

A 24 de Março, às 10h30, o auditório dos Paços da Cultura recebe uma sessão de apresentação e declamação de poemas pelas crianças participantes nos “workshops” da campanha “Poesia à Mesa”, abertos também a adultos (inscrições até dia 19 de Março na Biblioteca Municipal). Ainda a 24 de Março, mas à noite (21h45), há um encontro de músicos – Lena d’Água e Carlos Mendes – com a poesia, igualmente nos Paços da Cultura.

Programa

Momentos da Poesia à Mesa

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira