Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

JMP e Governo formalizaram o acordo sobre o Metro

2007-05-23
A Junta Metropolitana do Porto (JMP) assinou dia 21 de Maio com o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o memorando de entendimento relativo ao desenvolvimento da rede do Metro.

O acordo, cujos pormenores já tinham sido divulgados na passada sexta-feira por Rui Rio na qualidade de Presidente daquela entidade metropolitana, foi também rubricado pelo Ministro da tutela, Mário Lino, numa cerimónia que decorreu no Palácio do Freixo e na qual esteve igualmente presente o Primeiro-Ministro, José Sócrates.

O chefe do Governo justificou, aliás, a sua deslocação ao Porto com a importância do evento, que qualificou como «um dos projectos mais bem sucedidos em Portugal», dado o seu volume e relevância para a cidade, para a respectiva Área Metropolitana e para o país.

A dimensão nacional do projecto foi, de resto, uma das tónicas comuns das intervenções de Mário Lino e de Rui Rio, bem como a concretização deste acordo, considerado «positivo» e «confortável» para ambas as partes, que não perderam a face com a sua negociação.

«Sempre afirmei que só poderia haver acordo quando todas as partes envolvidas saíssem a ganhar, como foi este o caso», declarou o Presidente da JMP, sustentando que nem o Governo abdicou de defender os seus pontos de vista, nem a Junta de defender os interesses da AMP e das respectivas populações, que também com ele ficaram a ganhar.

Apesar de reconhecer as dificuldades que por vezes surgem em concertar posições no seio de uma Junta Metropolitana que agrega 14 municípios, Rui Rio destacou as vantagens decorrentes do consenso agora ratificado para os concelhos de Gondomar, Trofa Maia, Gaia, Matosinhos e Porto, particularmente no que respeita à sua zona ocidental, que irá contar com a instalação de uma linha de Metro.

Mesmo os concelhos que não serão servidos pelas novas ligações terão a ganhar, uma vez que – na óptica do dirigente autárquico - «passam a pertencer a uma área metropolitana, que ficará mais competitiva com o desenvolvimento deste projecto».

Rui Rio apelou ainda, directamente, ao Primeiro-Ministro para que inscreva nas suas prioridades governativas o problema do emprego na área Metropolitana do Porto.

«Foi a vitória de uma região que viu assegurado o modo de desenvolvimento do projecto do Metro do Porto para os próximos 15 anos», destacou, por seu lado, Mário Lino, salientando os 40 milhões de passageiros que, no ano passado, utilizaram este meio de transporte.

Fonte: www.cm-porto.pt


Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira