Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Museu da Chapelaria completou dois anos

2007-06-25
No dia 22 de Junho, o Museu da Chapelaria completou dois anos de actividade. O aniversário foi celebrado no sábado, 23 de Junho, com um conjunto de actividades, incluindo visitas aos bastidores deste equipamento cultural, um encontro de chapeleiros e um espectáculo único do Coro de Câmara de S. João da Madeira.
Rui Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, considera que o Museu da Chapelaria já se afirmou como “uma mais-valia para a cidade e para a região, pelas suas características próprias e por ser o único do género na Península Ibérica”.

Para o responsável pela acção cultural da autarquia, o Museu tem um papel “essencial na preservação de uma componente importante do património cultural local” e, embora fazendo “uma aposta particular no público infantil e juvenil”, contempla também uma programação destinada ao público em geral em que é frequente associar matérias não directamente relacionadas com museus ou chapelaria.

Rui Costa observa, contudo, que é factor humano que vem marcando a diferença nestes dois anos de actividade: “Imprescindíveis em todo o processo de afirmação do Museu da Chapelaria têm sido os antigos e actuais chapeleiros, e todos quantos viveram ou vivem em torno desta indústria. São eles, afinal, a alma do Museu”.

Desde a sua inauguração – pelo então presidente da República, Jorge Sampaio –, o Museu da Chapelaria recebeu já mais de 41 mil visitantes, a maioria dos quais com idades entre os 20 e os 50 anos, e provenientes dos distritos de Aveiro e Porto.

Essa adesão tem registado um aumento significativo ao longo do último ano, graças à divulgação das actividades do Museu em agendas culturais e pela Internet, à sua presença regular em programas televisivos e às boas referências directas que cerca de 40 por cento dos visitantes têm recebido por parte de familiares e amigos.

Para Suzana Menezes, coordenadora do Museu da Chapelaria, esse “passa-palavra” tem sido um meio de divulgação particularmente eficaz porque “quem entra no Museu sai com vontade de voltar e recomenda-o a alguém que acaba por vir mais tarde e trazer outras pessoas consigo”.

Uma das valências que tem beneficiado dessa dinâmica é o serviço educativo do Museu: os 2112 visitantes que o utilizaram entre Junho e Dezembro de 2005 passaram a 7230 ao longo de 2006 e, este ano, entre Janeiro e Maio, já mais 5508 pessoas repetiram a experiência.


Fonte: EDV Informação

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira