Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Projecto Educativo Municipal

apresentado às escolas

2007-09-17
Um “cabaz” com perto de 30 programas educativos foi apresentado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira aos estabelecimentos de ensino da cidade, no âmbito do Projecto Educativo Municipal, tendo em vista o ano lectivo 2007/2008. Um processo desenvolvido ao longo de reuniões realizadas com responsáveis educativos do ensino público e privado.

Estes encontros permitiram dar a conhecer às escolas diversas iniciativas que lhes são destinadas, com base num dossier elaborado pela autarquia, com mais de uma centena de páginas, da qual constam o nome de cada programa proposto, um resumo da mesma, conteúdos pedagógicos, a data prevista de execução e o público-alvo (creche, pré-escolar, 1º ciclo, EB 2/3 e ensino secundário).

Este conjunto de iniciativas apresentado às escolas abrange variadas temáticas, que vão desde a Educação formal, a área social, o desporto, o ambiente e a cultura.

Diversos programas são já uma tradição na cidade, como sejam o “Carnaval das Escolas”, o “Apoio Psicopedagógico”, a “Decoração das rotundas no Natal”, as “Maletas Itinerantes”, o programa Escolar da Agenda 21 Local, as comemorações do Dia da Europa ou “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”. Muitos outros são novidade: “Educação na Estrada”; “Nós separamos”; “Lembrar o passado”; “Embarca nesta história”, “Olimpíadas da Energia”, "Natação no 1º ciclo", "A minha escola adopta uma máquina", "Mudar de vida" e "Visitas de estudo a empresas, centros de formação e ensino superior".

O prazo para a inscrição das escolas no Projecto Educativo Municipal é o dia 30 de Setembro, através do envio de ficha de inscrição para a Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Novas propostas:

“Educação na Estrada” – pretende-se de uma forma lúdica e pedagógica sensibilizar as crianças para a educação rodoviária.
“Nós Separamos” – trata-se de um concurso, cujo objectivo geral será o de identificar a escola com mais e melhor reciclagem de resíduos.
“Lembrar o Passado” – programa a realizar no Museu da Chapelaria, dividindo-se em três projectos diferentes: “Como viviam os meus avós”, “Como brincavam os meus avós” e “História da Industrialização e História do Chapéu”.
“Embarca nesta história” - o objectivo é que os alunos do 4.º e 5.º anos “embarquem” na história da cidade através dos documentos expostos na Sala da Memória dos Paços da Cultura.
“Olimpíadas da Energia” – projecto promovido pelo EDV Energia para promover a redução de consumos de água e energia.
“Natação no 1.º ciclo” – todos os alunos do 4.º ano de escolaridade vão ter a oportunidade de uma aula semanal nas Piscinas Municipais, integrada nas Actividades de Enriquecimento Curricular.
“A minha escola adopta uma máquina” - O projecto “A minha escola adopta uma máquina” é dirigido aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, dividindo-se em duas acções: Acção 1: conservação preventiva e restauro; Acção 2: projecto de electromecânica.
“Visitas de estudo a empresas, centros de formação e ensino superior” – No âmbito dos objectivos do grupo de trabalho Espaço E – Apoio à Iniciativa Empresarial – a Rede Social promove visitas de estudo a empresas, centros de formação e instituições de ensino superior, promovendo a articulação entre a comunidade educativa e as empresas.
“Mudar de vida” – Sensibilizar a comunidade (incluindo crianças, jovens e profissionais de educação) para a problemática da violência doméstica e da igualdade de género através da execução de diversas actividades: dramatizações, produção de trabalhos escolares alusivos e realização de sessões de sensibilização sobre a temática.









Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira