Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Técnicos europeus de Educação

reúnem-se em S. João da Madeira

2008-04-10
A Câmara Municipal de S. João da Madeira representa Portugal num projecto educativo transnacional com sede na cidade espanhola de Barcelona, intitulado “European Resources Manager of School-Cities”.

O objectivo passa por elaborar um roteiro dos espaços educativos e culturais existentes em diferentes cidades europeias, como instrumento de apoio para escolas e demais entidades educativas. O projecto teve início em Outubro de 2006, prevendo-se o seu término em Setembro deste ano.

Nos dias 17 e 18 de Abril, os técnicos das nove cidades parceiras do projecto, de diferentes países europeus, reúnem-se em S. João da Madeira para mais uma sessão de trabalho. Esta decorrerá nas instalações do Centro Tecnológico do Calçado, com tradução/interpretação simultânea para Inglês e Espanhol.

O primeiro dia é dedicado a formação para os técnicos que têm vindo a trabalhar no projecto. No dia 18, de manhã, a reunião será aberta a técnicos e vereadores da Educação dos Municípios da Área Metropolitana do Porto, e a tarde inclui uma visita-guiada ao Museu da Chapelaria.

Os parceiros do projecto são: Instituto de Educación del Ayuntamiento de Barcelona (Barcelona, Espanha), Ayuntamiento de Sabadell (Sabadell, Espanha), Ayuntamiento de Gijón - Fundación Municipal de Cultura, Educación y Universidad Popular (Gijón, Espanha), Youth, Education and Society (Roterdão, Holanda), Center for Informatik (Copenhague, Dinamarca), Fondazione Mondo Digitale (Roma, Itália), Servizio Rapporti Comunitari e Sviluppo Locale Provincia Autonoma di Trento (Trento, Itália), European Information Centre (Veliko Turnovo, Bulgária) e Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Entre outras acções, o projecto prevê a criação um portal disponível em várias línguas, sendo a Portuguesa da responsabilidade da Câmara Municipal de S. João da Madeira. Aí se identificarão os recursos locais existentes ao nível da Educação, Cultura, Ambiente, Saúde e Acção Social, com ligação directa às escolas, sob o lema “Aprender a cidade, aprender na cidade e aprender para a cidade”.

Para além de definir os recursos das cidades, o objectivo primordial passa por estimular a relação das escolas com as várias instituições existentes no meio, facilitar visitas de estudo e promover os projectos internacionais. O projecto é financiado por fundos comunitários, sendo considerado Projecto-Piloto pelo programa comunitário “Minerva”. A Comissão Europeia avalia de forma contínua todo o projecto.

Abril 2008

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira