Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

S. João da Madeira acolhe técnicos de Educação de nove cidades europeias

2008-04-16
Técnicos de Educação da Bulgária, Espanha, Dinamarca, Holanda, Itália e Portugal reúnem amanhã e sexta-feira no Centro Tecnológico do Calçado para uma sessão de trabalho no âmbito do projecto transnacional “European Resources Manager of School-Cities / Gestor Europeu de Recursos da Cidade Educadora”.

Com base em Barcelona e em curso desde Outubro de 2006, o projecto tem como objectivo a criação de um roteiro dos espaços educativos e culturais existentes em diversas cidades europeias, de forma a que esse possa depois funcionar como instrumento de apoio para escolas e outras entidades educativas.

Classificado como projecto-piloto do programa Minerva, promovido com recurso a financiamento comunitário e avaliado de forma contínua pela Comissão Europeia, o projecto prevê também a criação um portal que, em várias línguas e com ligação directa às escolas, identificará os recursos locais existentes ao nível da Educação, Cultura, Ambiente, Saúde e Acção Social. Procura-se assim estimular a relação das escolas com as várias instituições existentes no meio, facilitando visitas de estudo e incentivando o envolvimento em projectos internacionais.

Quinta-feira, 17 de Abril, é dia de formação para os técnicos que têm vindo a trabalhar no projecto, enquanto o programa de sexta-feira se reparte entre uma reunião com técnicos e vereadores da Educação dos diversos municípios da Área Metropolitana do Porto, e uma visita-guiada ao Museu da Chapelaria. Todas as acções terão tradução em tempo real para Inglês e Espanhol.

Dilma Nantes, vereadora da Educação na Câmara Municipal de S. João da madeira, conta que o projecto “European Resources Manager of School-Cities” resultou de uma candidatura inicial do Município de Barcelona e pressupunha “um mínimo de cidades participantes”. S. João da Madeira apresentou a sua candidatura e viu-a aprovada, cabendo-lhe agora desenvolver um plano de formação de dois anos para os técnicos dos municípios das nove cidades europeias envolvidas no projecto.

Dilma Nantes realça o facto de S. João da Madeira ser “a única cidade portuguesa presente no projecto” e acrescenta: “É mais uma forma de nos associarmos a outras cidades, partilharmos experiências e problemas comuns e, cada um com a sua experiência, contribuir para a sua resolução”. Na prática, o resultado final será “a criação de uma plataforma informática com a súmula dos projectos educativos dessas cidades”, o que permitirá que possam “ser desenvolvidos programas similares tanto em S. João da Madeira como em Copenhaga ou Roterdão”.

Fonte: EDV Informação

Abril 2008

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira