Manhã sem carros na Avenida Dr. Renato Araújo no próximo domingo

«Domingos Verdes», 24 de março, entre as 10h00 e as 13h00. Acesso livre!

Encerrada ao trânsito, esta avenida terá insufláveis, pinturas faciais, diversos desportos, uma “cãominhada”, eco-ateliês, jogos eco-tradicionais, gincanas e muito mais.

A recuperação da qualidade ambiental das cidades é um tema premente, por esse motivo, o município S. João da Madeira lança esta iniciativa e vai encerrar ao trânsito a Avenida Dr. Renato Araújo, entre a rotunda do hospital e Largo do Souto, em ambos os sentidos. Os carros darão lugar às pessoas e às inúmeras eco-atividades que ali vão ser instaladas para animar a manhã do dia 24 de março.

Trata-se da primeira edição de 2019 de «Domingos Verdes», uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para a necessidade de mudança de comportamentos em relação à mobilidade urbana, nomeadamente, ao uso excessivo do automóvel.

A população poderá associar-se às inúmeras propostas de atividades, naquela avenida, que estará limpa de gases-carbono e ruídos dos motores. Haverá diversas ofertas de lazer para diferentes faixas etárias, entre elas, insufláveis, pinturas faciais, diversos desportos (basquetebol, futebol, ginástica, voleibol),  uma “cãominhada”, eco-ateliês, jogos eco-tradicionais, gincanas e muito mais.

«Domingos Verdes» terá três dias em 2019

Este ano vai haver três dias sem trânsito automóvel na Avenida Dr. Renato Araújo, em S. João da Madeira, no troço entre a Rua Infante D. Henrique e a Avenida da Misericórdia. Esses “Domingos Verdes” vão realizar-se a 24 de março, 26 de maio e no Dia Europeu Sem Carros, 22 de setembro.

Passa assim a haver mais duas datas para esta iniciativa que foi relançada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira por ocasião da Semana da Mobilidade de 2018, depois de mais de uma década de interregno.

A adesão e o impacto positivo que se registaram no ano passado levaram a que muitos munícipes tivessem apelado à autarquia para que houvesse outros dias sem carros, o que vai acontecer já em 2019, até porque essa iniciativa vai ao encontro do objetivo de “promover uma mobilidade urbana mais sustentável”, como realça o Presidente da Câmara.

Lembrando que “o modelo de mobilidade urbana se encontra muito assente numa grande dependência do transporte individual”, Jorge Vultos Sequeira sublinha a importância de se realizarem “ações de sensibilização para a necessidade de se mudarem comportamentos em relação à mobilidade, nomeadamente reduzindo-se o recurso ao automóvel particular e contribuindo, assim, para a descarbonização”.

É com esse objetivo que vão decorrer os três “Domingos Verdes” na Avenida Renato Araújo, cada um dos quais com uma programação que conjugará a sensibilização ambiental com a oferta de atividades de lazer e desporto para diferentes faixas etárias.

cartaz