Oliva Bazar celebra 10ª Edição com uma “Glow Edition”

Evento decorre a 6 de julho, na alameda e na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory. Entrada gratuita.

É um acontecimento que proporciona o diálogo entre artistas, criadores, designers e público, num ambiente festivo e criativo. A programação da 10ª edição do Oliva Bazar, este ano apelidada de “Glow Edition”, integra o mercado de produtos de jovens criadores e designers portugueses, servindo de montra para o seu talento.

O público poderá encontrar produtos de grande qualidade e criatividade nas áreas da moda, jóias, acessórios, handcraft, decoração, ilustração e brinquedos. O Oliva Bazar do verão de 2019 é no dia 6 de Julho, entre as 14h00 e as 00h00, na alameda e na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory.

O mais pequenos terão, também, a oportunidade de usufruir de excelentes momentos de animação, num espaço de diversão com insuflável, oficinas pedagógicas e pinturas faciais, promovidas pelo Armazém 4.

Espetáculos musicais, workshops, performances, visitas guiadas ao Centro de Arte Oliva e ações de solidariedade

Num ambiente festivo, o Oliva Bazar terá vários momentos lúdicos e proporcionará diversas atividades a quem marcar presença.

O Centro de Ofícios da Rota Criativa disponibiliza um workshop de Acessórios de Moda Têxtil para jovens e adultos, orientado por Ana Abrunhosa e Ana Dias [Associação Portugal à Mão]. Nesta iniciativa serão abordadas algumas técnicas de construção têxtil, assim como técnicas básicas para realizar adereços têxteis variados.

Também com entrada gratuita, o Centro de Arte Oliva abre portas às exposições patentes “Extravaganza” e “Trabalho Capital”, num diálogo inusitado entre a criação artística contemporânea e a história da antiga fábrica Oliva. Neste espaço museológico, poderá usufruir de uma visita guiada pelas 14h30 e, pelas 15h30, haverá uma oficina artística para crianças.

Pontualmente, o público será ainda surpreendido com performances de bolas de sabão gigantes, pelo grupo Oficina de Artistas – Ecos Urbanos.

Ao longo do dia, poderá saborear petiscos de comida de rua na Central de Pregos, doçarias do CCD ou, para um encontro mais reservado, desfrute das iguarias da cafetaria Oliva Palito.

A música será presença constante ao longo do dia, mas o pôr do sol eleva o tom do programa, com o concerto da banda “Os Esquilos não gostam de pedras” um projeto da Escola Arte do Som que tem como premissa criar bandas para dar sequência ao ensino da música. Este concerto será um encontro de alunos dos 14 aos 25 anos, com um repertório de covers de temas portugueses, brasileiros e ingleses.  Banda: Diana - Voz; Ana Carolina - Piano; Bruno - Bateria; Pedro - Baixo e Vasco na Guitarra Elétrica. 

DJ Hugo Resende acelera o ritmo da noite num ambiente efusivo da Glow Party.

Este Bazar conta ainda com a dinamização de um Bazar Solidário Ecos Urbanos, onde será realizada uma recolha de géneros alimentares e produtos de higiene pessoal e habitacional. Uma ótima oportunidade para ser solidário!

Ecos Urbanos inauguram a exposição “Este sou eu”, um projeto que envolve a comunidade

Rostos com nome, rugas com história, olhos que brilham. Nascido nos Ecos Urbanos, o grupo FAMILI’ARTE reinventa-se semanalmente na Oliva Creative Factory, e entrega-se aos seus projetos com toda a alma. Nesta exposição vemos um pouco dessa alma, desse olhar, dessa dedicação… artistas de se trazer por casa, que se vão descobrindo e dando a conhecer. A orientação pertence a Pedro Vieira. Os artistas serão Carlos Alberto, Emília Almeida, Irene Costa, Júlio Dias, Ludmila Lacobache, Manuel Duarte e Maria de Lourdes.

 

 

PROGRAMA

OLIVA BAZAR GLOW EDITION | 6 JULHO

 

14h00> 00h00 | Bazar de criadores e designers 

[moda, jóias, acessórios, handcraft, decoração, ilustração, brinquedos]

 

14h00>00h00 | Street-food & drinks 

 

14h00>00h00 | Exposição ESTE SOU EU  Rostos com nome, rugas com história, olhos que brilham.

Nascido nos Ecos Urbanos, o grupo FAMILI’ARTE reinventa-se semanalmente na Oliva Creative Factory, e entrega-se aos seus projetos com toda a alma. Nesta exposição vemos um pouco dessa alma, desse olhar, dessa dedicação… artistas de se trazer por casa, que se vão descobrindo e dando a conhecer. Orientação: Pedro Vieira | Artistas: Carlos Alberto; Emília Almeida; Irene Costa; Júlio Dias; Ludmila Lacobache; Manuel Duarte; Maria de Lourdes.

[visitas gratuitas]

 

15h00>00h00 | Animação infantil: insuflável, pinturas faciais, oficinas pedagógicas

[atividades gratuitas]

 

14h00>20h00 | OPENDAY - Centro de Arte Oliva

[visitas gratuitas]

 

14h30 | Visita orientada exposições patentes

[mediante marcação: centroarteoliva@cm-sjm.pt]

 

15h30 | Oficina artística para crianças

[mediante marcação: centroarteoliva@cm-sjm.pt]

[atividades gratuitas]

 

Tarde | Performance Bolas de Sabão Gigantes | Oficina de Artistas

 

14h00> 20h00 | Workshop Rota Criativa - Acessórios de Moda (têxtil)

Consultoras: Ana Abrunhosa e Ana Dias [Associação Portugal à Mão]. Apresentação geral de algumas técnicas de construção têxtil, assim como de técnicas básicas para realizar adereços têxteis variados. Público-alvo: Artesãos e público em geral | Máximo de participantes: 12

[atividade gratuita, mediante marcação prévia geral@rotacriativa.pt ]

(recomenda-se trazer kit de costura pessoal, para quem o possuir)

 

21h00>00h00 | 21h30 | GLOW PARTY

[atividades gratuitas]

 

Animação de rua Mimos Glow

Performance Bolas de Sabão Gigantes | Oficina de Artistas

 

21h30 Concerto | Esquilos não gostam de pedras

 

22h30>01h00 | Dj set Hugo Resende

 

14h00>00h00 | Bazar Solidário ECOS URBANOS

Géneros Alimentícios ou produtos de higiene pessoal. Aquisição de um vale que será convertido em géneros.

cartaz