Festival do Chapéu em S. João da Madeira de 19 a 21 de julho

Com dezenas de propostas artísticas que, da música à performance, ou das artes visuais à magia atualizam a história daquele que é o símbolo máximo da cidade: o chapéu.

O festival Hatweekend 2019 volta a S. João da Madeira entre 19 e 21 de julho, celebrando sob o signo das artes tradicionais e contemporâneas um património comum, o do chapéu e sua indústria.

Serão mais de 50 eventos, todos de acesso livre e para todos os públicos, que irão acontecer ao longo do fim de semana. Instalações artísticas realizadas por diferentes comunidades da cidade, residências artísticas construídas por artistas urbanos e ilustradores com o envolvimento da população, exposições urbanas, espetáculos e performances de magia, teatro, dança, música e circo de rua, performances imersivas e animação de rua, arruadas e cinema vão ocupar as ruas de S. João da Madeira, tendo como focos centrais a Praça Luís Ribeiro e o Museu da Chapelaria.

Com particular atenção ao envolvimento dos cidadãos, o Hat Weekend prevê envolver mais de 300 cidadãos da cidade na criação de espetáculos inéditos e 16 restaurantes no estabelecimento de uma rota que valorize o património gastronómico da região. Da continuidade do Labirinto Sensorial da Associação Ecos Urbanos ao encerramento com performance original orientada pelo coletivo Ondamarela, passando pela participação da Banda de Música de São João da Madeira e um conjunto de voluntários da cidade em Lúmen – Uma História de Amor. Haverá ainda espaço para uma feira do feltro e uma feira de sabores tradicionais, assim como a instalação de um conjunto de obras plásticas por todo o espaço.

Destaque ainda para a dança contemporânea com dois espetáculos de rua premiados, da artista espanhola Pepa Cases; o manipulador de chapéus Guillermo Leon, que já atuou com o Cirque du Soleil e tem feito voar chapéus em todo o mundo; ou para os diversos projetos de animação de rua da associação MUDA’’TE, que promove a inserção de jovens artistas no mercado artístico.

Consagrado mágico, conhecido do grande público pelo programa Minutos Mágicos, emitido pela SIC, Mário Daniel apresentar-se-á, pela primeira vez, em S. João da Madeira para estrear um espetáculo único. Stand-Up Magic é uma encomenda especial do festival e juntará a magia ao já característico sentido de humor do artista. Pensado para todas as idades e especialmente vocacionado para o público familiar, a apresentação será ainda pautada por efeitos visuais e intervenções multimédia.

Na música olhar especial para a atuação dos Kumpania Algazarra, do italiano GALiRò e a Hat Party que vai estender a festa pela noite dentro.

A programação completa do evento poderá ser consultada emhttp://hatweekend.com.

cartaz