Câmara Municipal promove Semana Sénior Desportiva de S. João da Madeira dedicada ao desporto para a idade sénior

De 1 a 5 de abril, com a colaboração da Junta de Freguesia e de associações e instituições sanjoanenses de apoio a idosos.

Arranca na segunda-feira, 1 de abril, a Semana Sénior Desportiva de S. João da Madeira. A organização é da Câmara Municipal, com a colaboração da Junta de Freguesia, da Associação de Apoio a Idosos Sanjoanenses (ACAIS), Associação “É Bom Viver”, Santa Casa da Misericórdia e Universidade Sénior.

"Lançamos o desafio à população sénior de S. João da Madeira, que é o público alvo desta semana, para uma mudança de atitudes, adquirindo hábitos saudáveis relativamente à atividade física, desportiva e à boa alimentação”, explica a Vereadora do Desporto, Rosário Gestosa.

Um dos objetivos da autarquia com a realização desta iniciativa é “contribuir para a manutenção e melhoria na saúde e qualidade de vida” da população sénior, mobilizando-a para incorporar “a atividade física moderada nas suas rotinas”.

“Levantar e espreguiçar”.

É importante “consciencializar a população, independentemente da idade e do estatuto socioeconómico, que pode e deve realizar regularmente atividade física adaptada às suas condições de vida e que se pode começar ou recomeçar a prática em qualquer idade”. E, há muitas formas de o fazer, algumas bem simples: “caminhar, subir escadas, fazer corrida ligeira, nadar, andar de bicicleta, jogar… ou apenas levantar e espreguiçar”.

Pará além de sensibilizar para as vantagens da prática da atividade física ao longo da vida, promovendo um envelhecimento ativo, a Semana Sénior Desportiva de S. João da Madeira procura também a disseminação de informação “sobre o papel da alimentação saudável como determinante da saúde pública e sobre o potencial positivo para intervenções de prevenção”.

Semana Sénior Desportiva de S. João da Madeira decorre até 5 de abril, com um programa diversificado, que inclui hidroginástica, caminhada, boccia, biodanza, dança, ginástica, taichi, rastreios de saúde e cuidados alimentares.  A maioria das atividades tem lugar no Complexo Desportivo Paulo Pinto.

desporto