A Liberdade e os Escravos de Filipe Calhau

A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira e o autor convidam V. Exa. para o lançamento do Livro “A liberdade e os escravos” de Filipe Calhau, no próximo sábado, dia 12 de janeiro, pelas 18h00.

Há mil e uma formas de se ser escravo. Tende-se a acreditar que a condição de escravo é uma realidade que acontece de “fora para dentro”, como se a responsabilidade da escravatura fosse única e exclusivamente do outro, aquele que escraviza. Uma questão política, social, cultural, ética, jurídica, relacional e extrínseca. Esquece-se, com muita frequência, da mais destruidora escravatura, a que acontece de “dentro para fora”. Aquela em que o próprio indivíduo rejeita a própria liberdade, de forma inconsciente, de forma inconsequente. É esta escravidão que esta obra aborda e desconstrói filosoficamente.
 
Filipe Ricardo Ferro de Pinho Calhau
Nasceu a 12 de Fevereiro de 1991. Natural de São João da Madeira, Portugal. Licenciou-se em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em Novembro de 2016, publicou a sua primeira obra “Ensaio sobre o individualismo”, pela Chiado Editora. Fundando e desenvolvendo a ciência-filosófica Individualogia, e desconstruindo o conceito de “individualismo”. A obra “A Liberdade e os escravos” é um seguimento intelectual do trabalho que tem vindo a desenvolver com a missão de contribuir para a libertação da escravidão humana inconsciente."

cultura