The Shoe Case

Exposição de João Noutel

Neste conjunto de trabalhos descobrem-se pontos possíveis de ligação metafórica entre dois objectos-base, dois acessórios de vestuário intemporais da história da Humanidade: o sapato e o chapéu.

Ambos são aqui reinterpretados relativamente às respectivas funções originais óbvias, mas sobretudo e para além disso, servem aqui como que ferramentas instrumentais de associação de alguns paradigmas e questões abordados na Obra de João Noutel: as fragilidades da condição humana.

Integraríamos neste enorme grupo considerações preparatórias sobre esperança e ilusão, sobre o amor, sobre a felicidade, sobre a despedida, sobre generosidade, sobre o sucesso; sobre o desejo, etc. Sobre tudo.

Neste sentido e para esta mostra no entanto há uma tentativa de reunir numa certa ideia de encenação, propostas que certificam a necessidade de apropriação pelo Homem em certos momentos, de objectos, que não lhe sendo de todo indispensáveis ou vitais, fazem parte das suas opções racionais e emocionais do que em cada momento da história e da vida se vai admitindo como sua necessidade ou escolha (contemporânea).

O acto de calçar ou colocar um chapéu em si mesmos não reflectem mais do que uma vontade pura e simples, individual e subjectiva, do uso dos objectos em questão; mas a decisão de qual ou quais, quando e onde, escolher usar, porque eventualmente “na moda” (ou não), implicam porém um subtil mas desejável e assertivo exercício de como interpretar a forma como todos nos vemos uns aos outros e de como, por via dessa necessidade social do ritual de atenção e selecção, podemos adivinhar uma pequena parte da personalidade de cada um. 

Nesta exposição “THE SHOE CASE” o artista descreve então hipóteses de representação pictórica sobre a importância da presença histórica destes dois objectos - sapato e chapéu - celebrados nesta zona do País com especial atenção e cuidado, convocando-se aqui pontos de percepção da força gráfica da pintura e do desenho, com forte impacto visual, através de uma iconografia com códigos e linguagem próprios.  

JOAONOUTEL.COM

12 Maio > 2 Setembro

Paços da Cultura

Rua 11 de Outubro
3700 S. João da Madeira
Tel: 256 827 783
pacosdacultura@cm-sjm.pt
Horário: segunda a sábado - 10h30 às 13h00 | 14h00 às 18h30
Encerrado aos domingos

cultura