Conferência sobre ambiente e clima com Viriato Soromenho Marques

Este sábado, 28 de setembro | 17h00 | Paços da Cultura | entrada gratuita

O professor catedrático de Filosofia e ambientalista Viriato Soromenho Marques é o orador convidado da sessão “Pensar Futuro” deste sábado, 28 de setembro, às 17h00, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.

“A Crise Global do Ambiente e Clima como desafio maior para os Direitos Humanos” é o tema desta conferência promovida pelo Município sanjoanense, com entrada gratuita, devendo os bilhetes ser levantados previamente.

Conhecido pelo seu envolvimento cívico, Viriato Soromenho Marques tem participado em conferências realizadas em diversos países, sendo também autor de numerosos livros, pelos quais passam assuntos relacionados com o Ambiente, assim como temas filosóficos e estratégicos, outras áreas em que tem registado importantes intervenções.

Movimentos de mudança

Nascido em Setúbal, em 1957, Viriato Soromenho Marques é Professor Catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, lecionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. Com um vastíssimo currículo, que inclui a presidência, nos anos 90, da associação Quercus, tem sido um ativo participante na política ambiental europeia e nas negociações para afirmar um regime internacional de combate às alterações climáticas.

O ciclo de conferências “Pensar Futuro”, lançado em 2018, tem trazido a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre grandes movimentos de mudança e transformação na sociedade atual.

Este ano, o tema de fundo são “Os Direitos da Humanidade”, sobre os quais já falou a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, no passado mês de junho. Em 2018, os oradores convidados foram a Presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito Morais, o sociólogo João Teixeira Lopes, o padre Anselmo Borges e o médico e investigador Sobrinho Simões.

 

cultura