Concerto com “O Gajo” na Sala do Terraço da OCF

Sons do Património em S. João da Madeira, este sábado à noite, num programa gratuito que começa com visita a exposições do Centro de Arte Oliva, às 21h00.

Setembro é mês de “Sons no Património” e, após a estreia do programa em 2018, a Área Metropolitana do Porto volta a disponibilizar 17 concertos gratuitos, em quatro dias, sempre em lugares marcantes da região.

Em S. João da Madeira, essa celebração do património está agendada para este sábado, 28 de setembro, com uma visita gratuita às exposições do Centro de Arte Oliva, com início às 21h00, seguida de um concerto com “O Gajo”, pelas 22h00, na Sala Terraço da Oliva Creative Factory.

As composições de “O Gajo” até “podem soar a fado, mas não são fado, podem soar a música tradicional, mas não são música tradicional”, como se lê na página do artista na internet, onde se conclui que os seus temas “são um híbrido disso tudo e muito mais”, pois ele toca “música do mundo e para o mundo”.

Quanto às exposições a visitar, também gratuitamente, na hora que antecede o concerto desta sessão de “Sons do Património”, são “Estravaganza”, com obras de artistas clássicos da chamada Arte Bruta que fazem parte da Coleção Treger/Saint Silvestre, e “Trabalho Capital”, que coloca em diálogo a Coleção Norlinda e José Lima com outras obras e com material documental e técnico do espólio da antiga Fábrica Oliva.

cultura