Dia da Criança celebrado com diversas iniciativas

Eventos realizam-se entre 31 de maio e 3 de junho, no Parque do Rio Ul, na Casa da Criatividade, no Museu do Calçado, no Museu da Chapelaria e na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.

Numa organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira e de outros parceiros concelhios, as crianças da cidade vão viver um dia diferente a propósito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

E, este ano, as celebrações desta data não se limitam ao dia 1 de junho, iniciando-se já nesta sexta-feira, 31 de maio, e prolongando-se até segunda-feira, 3 de junho.

1.º ciclo e jardins-de-infância

As crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico foram convidadas pela Câmara Municipal a participar numa maratona de atividades, que irá decorrer no Parque do Rio Ul, na segunda-feira, dia 3.

A festa inclui diversos jogos proporcionados pelos professores de educação física e de expressão plástica das Atividades de Enriquecimento Curricular, incluindo jogos tradicionais, jogos coletivos e muitas brincadeiras. Para além disso, associam-se às atividades coletividades da cidade através da prática de outras modalidades. Insufláveis vão também deliciar a pequenada.

Estas atividades vão decorrer das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 horas. No caso de condições climatéricas adversas, as atividades serão transferidas para o Pavilhão das Travessas.

Alunos do 2.º Ciclo

Igualmente para assinalar o Dia Mundial da Criança, também a PSP de S. João da Madeira organiza um dia diferente para alunos da cidade, neste caso do 2.º ciclo do ensino básico.

Jogos, atividades desportivas e radicais, gincanas e insufláveis vão marcar a manhã desta sexta-feira, no mesmo espaço verde sanjoanense: o Parque do Rio Ul. Como não podia deixar de ser, a escola de educação rodoviária irá marcar presença.

Espetáculo para famílias

As comemorações não esquecem as famílias. Assim, numa parceria com o Ginasiano Escola de Dança, propõe-se a todas as crianças e famílias uma viagem artística ao território poético, intemporal e fantástico do circo, num espetáculo de crianças para crianças.

Estão agendadas três sessões na Casa da Criatividade, a primeira na sexta-feira, 31 de maio, pelas 21h30, e depois no sábado, 1 de junho, às 16h30 e às 21h30. A sessão das 16h30 está inteiramente reservada para as Associações de Pais das Escolas do primeiro ciclo de jardins-de-infância de S. João da Madeira, para que, gratuitamente, possam convidar os encarregados de educação e crianças.

Workshops no Museu do Calçado e  no Museu da Chapelaria

No âmbito do Dia Mundial da Criança, os museus de S. João da Madeira propõem workshops conjuntos, em que miúdos e graúdos serão estimulados a manejar, com criatividade, técnicas de feltragem, com lã, água e sabão, no workshop "Pantufinhas de Lã". As atividades iniciam da parte da manhã, às 11h00, com o programa "Dar Asas....", do Museu do Calçado, que lança o desafio: "...por falar em Asas, vem construir as tuas".

Da parte da tarde, os ateliers arrancam ás 14h00. A participação é gratuita e é necessária marcação prévia, através dos telefones 256 004 006 / 256 200 206 ou pelos emails museudocalcado.sjm@gmail.com ou museu.chapelaria@gmail.com.

Biblioteca Municipal com Oficina de Leitura e Construções em Papel

Para os amantes de livros e de histórias, "Oscar e Faísca" de Claire Freedman será o ponto de partida para comemorar o Dia Mundial da Criança na biblioteca.

Às 10h00, tem início a oficina que conta a história de Oscar, um rapaz que vive numa grande cidade e encontra um pequeno cão chamado Faísca, que passsa a ser o seu melhor amigo, acompanhando-o nas aventuras e dificuldades que vai enncontrar.

educação