PARQUE DO RIO UL - PROJETO DE CONSERVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO

O Parque do Rio Ul tem sido amplamente usado pelos Sanjoanenses nas caminhadas e atividades desportivas, nos momentos de descanso, passeio e contemplação. Hoje, o Parque quer ser também um espaço para reavivar a história e estórias, dar a conhecer o património natural e cultural e proporcionar novas oportunidades de aprendizagem e experimentação.


Com estes intentos, o Município de S. João da Madeira concebeu e candidatou o projeto “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul – Promoção do Parque”, cofinanciado no âmbito do Norte 2020, contemplando os seguintes objetivos:
•Aumentar o conhecimento sobre os valores naturais e fomentar os habitats;
•Recuperar o património construído e valorizar a história do espaço;
•Melhorar a experiência de visitação e fruição do espaço;
•Criar condições para o envolvimento de cidadãos e organizações na dinamização ativa do Parque;
•Promover a educação ambiental;
•Afirmar o Parque como um espaço de excelência (arquitetura e educação).

 

DESCUBRA TODOS OS PARQUES QUE HÁ NO PARQUE DO RIO UL

O conceito “Descubra todos os parques que há no Parque do Rio Ul” surge pela dimensão simbólica da diversidade de elementos e ambientes, reais e virtuais, tangíveis e intangíveis, do passado ao futuro, da pequena à grande escala, presentes no Parque ao longo dos tempos. Nesta perspetiva, o Parque assume-se como um órgão composto por inúmeros “parques” que, embora estejam sempre presentes, emergem especialmente quando nos dedicamos a desfrutá-los, a observar ou analisar com maior detenção. Descubra todos os parques que há no Parque do Rio Ul é assim o desafio e uma promessa que no âmbito deste projeto o município faz a quem aqui reside ou visita.

 

UM PARQUE MULTIFACETADO PARA USUFRUIR E EXPLORAR

O Parque do Rio Ul é um espaço de excelência para o desenvolvimento de várias atividades e eventos e é por isso que deseja cooperar com todos aqueles que partilhem os seus princípios orientadores e que procurem aproximar os sanjoanenses de uma vida mais sustentável, contribuindo também dessa forma para a animação conjunta da cidade e para novas formas de fruição do nosso parque urbano.

Para além do seu vasto espaço ao ar livre, em breve o Parque disporá de equipamentos multifacetados para apoiar a realização de atividades práticas e de conhecimento da sua história, cultura e património (em reabilitação).

O parque está ainda mais próximo de si.
 

Visite-nos nos seguintes locais:
www.facebook.com/parquerioul
www.instagram.com/parquedorioul

Se deseja receber as novidades do Parque,
indique-nos o seu email, aqui